CDH vai debater denúncias de invasões de terras quilombolas na Bahia — Rádio Senado

CDH vai debater denúncias de invasões de terras quilombolas na Bahia

LOC: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI FAZER AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR DENÚNCIAS INVASÃO DE TERRAS DE QUILOMBOLAS NA BAHIA. 

LOC: SEGUNDO AS DENÚNCIAS AS ÁREAS ESTÃO SENDO INVADIDAS POR EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIOS E INDUSTRIAIS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Descendentes de escravos de quilombos baianos de São Francisco do Conde, Santiago do Iguapé e Rio dos Macacos, todos na Bahia, denunciaram a invasão de suas terras por empreendimentos imobiliários. Áreas estão sendo desmatadas para plantação de eucalipto, indústrias de papéis estão envenenando as águas e áreas de proteção estão sendo destruídas para empreendimentos imobiliários. Além disso, há denúncias repetidas da atuação de militares da marinha, que teriam agredido quilombolas do Rio dos Macacos. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, vai convidar autoridades do governo federal e estadual da Bahia para que expliquem estes casos: 

(João Capiberibe) Processo de tentativa de redução de direitos. Tantos dos quilombolas quanto dos indígenas. Há projeto de lei tramitando neste sentido. E no caso da Bahia, as denúncias são gravíssimas, que envolve instituições públicas, envolve a Marinha do Brasil, que participou de agressões a quilombolas com espancamento e que vai ser objeto de uma audiência pública, nós queremos ouvir o Comando da Marinha. Que ele venha ao Senado para explicar o que de fato aconteceu: 

(Repórter) Vários quilombolas relataram agressões, ameaças, e tentativas de assassinatos para que abandonem suas terras e a pesca artesanal que praticam. Segundo o senador Capiberibe, a Comissão de Direitos Humanos irá votar a realização urgente de uma audiência pública para esclarecer estas denúncias.
27/04/2015, 08h58 - ATUALIZADO EM 27/04/2015, 08h58
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00