Seminário debate o autismo e os desafios da educação inclusiva — Rádio Senado

Seminário debate o autismo e os desafios da educação inclusiva

LOC: SEMINÁRIO REALIZADO NO INTERLEGIS DISCUTIU COM ESPECIALISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS O AUTISMO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.  

LOC: ELES PEDIRAM MAIS INVESTIMENTO EM PESQUISA SOBRE O AUTISMO, EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE PARA INCLUSÃO DESSAS PESSOAS E APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O seminário foi promovido pelo senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, em parceria com a embaixada o Reino Unido. Romário é relator do projeto de lei que cria a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O senador ressaltou a importância de conhecer a experiência britânica de inclusão. E prometeu organizar outros seminários para aprofundar o tema: 

(Romário) “Por compartilhar com todos nós brasileiros o que realmente significa inclusão social. É uma experiência muito positiva tudo aquilo que a gente ouviu aqui, tudo aquilo que a gente aprendeu pelas suas exposições, pelas suas falas. Esse evento, vocês podem ter certeza, será o primeiro de muitos que faremos aqui no Senado”. 

(Repórter) Na visão do embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, é preciso investir em educação para que a inclusão faça parte da cultura do país. Ele ainda recomendou que o Brasil aproveite a realização dos Jogos Paraolímpicos, em 2016, para promover inclusão: 

(Alex Ellis) “Eu acho que a primeira ação é, de fato, uma ação de inclusão e de mudar cultura, com informação. Há necessidade de falar sobre essas questões e de explicar o que é, por exemplo, autismo nas pessoas. E há uma coisa que eu queria deixar com todos aqui no Brasil: é a possibilidade potencial das paraolimpíadas para ajudar essa transformação das atitudes sobre deficiência”. 

(Repórter) O transtorno do Espectro Autista é uma desordem neurológica e surge nos dois primeiros anos de vida. Ele afeta a interação social e a comunicação. Segundo a Organização das Nações Unidas, o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, apesar de não existirem dados precisos, estima-se que esse número chegue a dois milhões de pessoas. O Estatuto da Pessoa com Deficiência é de autoria do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, e já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Como recebeu modificações, a proposta precisou voltar ao Senado. A matéria aguarda parecer do senador Romário na Comissão de Direitos Humanos.
23/04/2015, 08h44 - ATUALIZADO EM 23/04/2015, 08h44
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00