CRE aprova indicação de embaixadores para o Reino Unido e para Geórgia — Rádio Senado

CRE aprova indicação de embaixadores para o Reino Unido e para Geórgia

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL SABATINOU E APROVOU A INDICAÇÃO DE DOIS NOVOS EMBAIXADORES, QUE TERÃO OS NOMES ANALISADOS AGORA PELO PLENÁRIO. 

LOC: EDUARDO DOS SANTOS DEVERÁ ASSUMIR O CARGO DE EMBAIXADOR DO BRASIL NO REINO UNIDO E CÍCERO MARTINS GARCIA NA GEÓRGIA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Eduardo dos Santos, indicado para embaixador na Grã Bretanha e Irlanda do Norte, ressaltou que o Reino Unido é o nono maior investidor no Brasil, com destaque para energia - considerando os altos investimentos britânicos em petróleo, gás e mineração. Ele citou ainda a cooperação em tecnologia e inovação, com o programa Ciência sem Fronteira, que torna o Reino Unido o segundo principal destino de estudantes brasileiros. Para ele, a Embaixada em Londres é estrategicamente importante também para a difusão da cultura brasileira. E lembrou que a Inglaterra é um centro internacional formador de conhecimento, que abriga os mais prestigiosos órgãos da mídia internacional, organizações de direitos humanos e meio ambiente e as mais tradicionais universidades e centros de pesquisa do mundo. Também fica em Londres um dos maiores centros financeiros do mundo. O diplomata destacou que o Reino Unido é o quarto maior comprador das exportações brasileiras na União Europeia, com superávit para o Brasil de cerca de 600 milhões de dólares. Eduardo dos Santos citou como particularmente importante o apoio ao Brasil no Conselho de Segurança da ONU: O Reino Unido passou a apoiar o ingresso do Brasil como membro pleno de um Conselho que venha a ser reformado. Essa evolução que é dos anos mais recentes é muito significativa e valoriza enormemente a interlocução e o diálogo e entendimento entre os dois países. 

(REPÓRTER) O senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, ressaltou o papel da Inglaterra na consolidação dos valores democráticos. E disse que ainda hoje pode ser exemplo para o Brasil, inclusive na discussão da reforma política. 

(ANASTASIA) aqui há uma tese política de que o voto distrital inibe os partidos caminhando para o bipartidarismo, o que não ocorre na Inglaterra no Reino Unido onde o voto distrital puro ocorre, o que mostra que a robustez das ideias também se consagra no sistema distrital puro. 

(REPÓRTER) O embaixador Cícero Martins Garcia, indicado para a Geórgia, afirmou que os georgianos consideram o Brasil um aliado estratégico na America Latina.
23/04/2015, 01h15 - ATUALIZADO EM 23/04/2015, 01h15
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00