Congresso lança Frente Parlamentar em Defesa do Livro — Rádio Senado

Congresso lança Frente Parlamentar em Defesa do Livro

LOC: CONGRESSO NACIONAL LANÇA FRENTE EM DEFESA DO LIVRO, DA LEITURA E DA BIBLIOTECA 

LOC: A INICIATIVA VAI SER COORDENADA PELA SENADORA FÁTIMA BEZERRA, DO PT DO RIO GRANDE DO NORTE. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca vai acompanhar as ações, políticas e projetos do governo voltados para o incentivo da produção e da promoção literária, tanto de natureza material quanto imaterial. O grupo, formado por cerca de 200 parlamentares, entre senadores e deputados, pretende ainda discutir o papel estratégico da biblioteca no acesso à leitura e no processo de desenvolvimento do cidadão; e defender a aprovação de medidas legislativas sobre o tema. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, coordenadora da frente, explica que um dos objetivos é aprovar projetos que democratizem o acesso à leitura.  

(Fátima) Nós estamos elencando como prioridade para este ano acompanhar o debate e a tramitação o projeto de lei que está no Senado, de autoria do senador Cristovam, que institui a política nacional de bibliotecas. Até, o projeto de lei apresentado por mim recentemente, que trata da Lei do Preço Fixo no Brasil.  

(Repórter) A proposta que cria a Lei do Preço Fixo ainda estabelece que as editoras devem fixar um valor mínimo para obras produzidas ou exportadas para o Brasil. Fátima Bezerra acredita que o baixo nível de leitura do cidadão brasileiro, que consome, em média, quatro livros por ano, contra oito da população mundial, pode ser explicado pelo alto preço das publicações, o que ela visa corrigir com o projeto  

(Fátima) Promover a regularização desse mercado, estabelecendo um preço que vai ser bom para o consumidor, porque será um preço acessível. Associado ao fato de que com medidas como está nós estaremos exatamente estimulando a ampliação de pontos de venda, de mais livrarias pelo país a fora. 

(Repórter) O lançamento da Frente contou com a participação do secretario executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, e representantes da cadeia produtiva do livro, da leitura e da biblioteca do Brasil.
23/04/2015, 06h36 - ATUALIZADO EM 23/04/2015, 06h36
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00