Senado deve instalar CPI para investigar assassinatos de índios — Rádio Senado

Senado deve instalar CPI para investigar assassinatos de índios

LOC: O SENADO DEVE INSTALAR UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR OS ASSASSINATOS DE ÍNDIOS, ESPECIALMENTE EM RORAIMA. 

LOC: E TAMBÉM UM GRUPO DE TRABALHO PODE SER CRIADO NA COMISSÃO DE DIRETOS HUMANOS, COM PARTICIPAÇÃO DE LÍDERES INDÍGENAS, PARA TRATAR DE ASSUNTOS DESSES POVOS. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: As iniciativas foram anunciadas ao final da sessão de homenagem aos povos indígenas, realizada no dia 16 de abril. O senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, vai começar a recolher assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue denúncias de assassinatos de índios na Região Norte e Nordeste. Segundo líderes indígenas, em 2014, num período de seis meses, morreram 140 índios de povos que vivem em Roraima e na Amazônia. Eles responsabilizam a Secretaria Especial de Saúde Indígena pelas mortes. O senador Telmário Mota disse que já cobrou providências do Ministério da Saúde e aguarda respostas. Se elas não vierem, ressaltou o senador, a CPI vai averiguar o que realmente acontece com essas populações e responsabilizar os envolvidos . 

(TELMÁRIO) Já estive com o ministro – o ministro da Saúde –, pedindo as providências, senão, nós vamos abrir a CPI, sim. Se for o caso, vamos pegar ministro, presidente; eu sou da base, mas a minha base são os meus povos. 

(REPÓRTER) E o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, quer criar um grupo de trabalho na Comissão de Direitos Humanos para tratar das questões indígenas, de forma permanente. O grupo de trabalho terá a participação de senadores e representantes das lideranças indígenas.
17/04/2015, 04h17 - ATUALIZADO EM 17/04/2015, 04h17
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00