CE vai debater expectativas e financiamento do futebol feminino — Rádio Senado

CE vai debater expectativas e financiamento do futebol feminino

LOC: O FUTEBOL FEMININO VAI SER TEMA DE DEBATE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO. 

LOC: OS SENADORES VÃO DEBATER O HISTÓRICO DA MODALIDADE, QUE ACABOU DE COMPLETAR 120 ANOS, AS EXPECTATIVAS FUTURAS E O FINANCIAMENTO PELOS CLUBES. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A audiência "O futebol feminino no mundo e no Brasil" vai incluir o mapeamento da modalidade, a apresentação da programação do ano, e as linhas de financiamento governamental para a atividade. O debate integra uma série de eventos destinados a celebrar o ano comemorativo do futebol feminino. Isso porque 2015 marca os 120 anos da primeira partida entre equipes formadas por mulheres, que aconteceu na Inglaterra. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, lamenta no entanto que ainda falte reconhecimento para a modalidade. 

(Fátima Bezerra) 120 anos da primeira partida de futebol feminino. E o fato é que o futebol feminino é uma modalidade ainda esquecida, muito. Marta, né, já foi considerada a melhor jogadora de futebol do planeta por cinco anos seguidos. Mesmo assim, a nossa seleção brasileira de futebol feminino tem recebido o pouco apoio de dirigentes, da torcida e até da imprensa. 

(Repórter) A senadora, que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, adiantou que a audiência vai abordar também a MP dos Clubes. A medida provisória renegocia as dívidas de clubes de futebol com a União, mas exige contrapartidas como investimento em categorias de base e no futebol feminino. Fátima Bezerra lembra que os clubes resistem a essa mudança. Em audiência na comissão, o ministro do Esporte, George Hilton, garantiu à senadora que não vai recuar dessa exigência. 

(George Hilton) A questão do futebol feminino. Essa é, eu diria, a cláusula pétrea do que nós formatamos no texto da MP do Futebol. É inegociável. Os clubes não poderão, de forma alguma, deixar de investir no futebol feminino. Se os clubes não fizerem uso do refinanciamento, a ideia é que se crie uma liga neste País objetivada exclusivamente para a execução do Campeonato Feminino Nacional e também estimular os campeonatos regionais. 

(Repórter) A audiência sobre o futebol feminino foi um pedido de entidades que representam a atividade. O encontro ainda não tem data marcada.
16/04/2015, 04h56 - ATUALIZADO EM 16/04/2015, 04h56
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00