CRA vai propor redução da vazão das águas da represa de Sobradinho — Rádio Senado

CRA vai propor redução da vazão das águas da represa de Sobradinho

LOC: PARA EVITAR A SECA COMPLETA DO RIO SÃO FRANCISCO, A COMISSÃO DE AGRICULTURA VAI PROPOR AO GOVERNO A REDUÇÃO DA VAZÃO DAS ÁGUAS DA REPRESA DE SOBRADINHO, NA BAHIA.

LOC: A PROPOSTA FOI DEFENDIDA PELOS SENADORES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EXTERNA EM PETROLINA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TEC: A pior seca em 100 anos levou os senadores da Comissão de Agricultura a defenderem a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Segundo estudos, deve-se diminuir o fluxo de água dos mil metros cúbicos por segundo atuais para 900 metros por segundo. Sem esta medida, o São Francisco poderá estar seco no trecho abaixo da barragem de Sobradinho. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, e o senador Fernando Bezerra, do PSB de Pernambuco, estiveram em Petrolina, onde acompanharam o relato da situação. Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, Fernando Bezerra defendeu a redução da vazão de forma emergencial: 

(BEZERRA): Se mantiver o quadro atual nós vamos praticamente secar o lago de Sobradinho e ficar apenas com a água da reserva morta do lago. E isso significará a interrupção para os projetos irrigados. Vamos encaminhar aqui a solicitação de reduzir a vazão de Sobradinho dos atuais 1.000 metros cúbicos por segundo para 900. (PENNA): Para Ana Amélia, a medida deve ser implementada para não comprometer ainda mais o São Francisco: 

(AMÉLIA): O setor precisa ser apoiado, pois não é apenas o fornecimento de água, a irrigação pra fruticultura é uma questão grave social de emprego e renda para a região. E também de abastecimento interno, que é a garantia de desenvolvimento diferenciado nesta região.

(REP): Representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Ivan Pinto teme uma catástrofe ambiental:  

(IVAN): Em janeiro de 2014, o lago estava com 50% e chegou a 30% em setembro. O lago perdeu 20% de seu volume útil em 9 meses. Agora, se eu começo janeiro de 2015 com 20%, eu vou chegar em setembro com zero.  

(REP): O trecho do médio e baixo São Francisco tem uma vazão normal de mais de 2 mil metros cúbicos por segundo. Atualmente, está pouco acima de mil metros por segundo.
10/04/2015, 05h48 - ATUALIZADO EM 10/04/2015, 05h48
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00