PSDB vai insistir na coleta de assinaturas para a CPI dos Fundos de Pensão — Rádio Senado

PSDB vai insistir na coleta de assinaturas para a CPI dos Fundos de Pensão

LOC: O PSDB VAI INSISTIR NA COLETA DE ASSINATURAS PARA A CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O LÍDER DO PARTIDO, SENADOR CASSIO CUNHA LIMA, DO ESTADO DA PARAÍBA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: O pedido de criação da CPI que investigaria possíveis irregularidades na gestão dos fundos de pensão da Petrobras, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal foi arquivado pelo Senado. O requerimento da CPI chegou a ser lido em plenário, mas seis senadores retiraram o apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito fazendo com que o número mínimo de 27 assinaturas não fosse atingido. O senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB, partido que capitaneou a busca por apoio à CPI, disse que não vai desistir: 

(CASSIO CUNHA LIMA) A partir da próxima semana vamos reiniciar o trabalho de coleta das assinaturas para que possamos investigar esse grande escândalo dos fundos de pensão. Só no Postalis são mais de 5 bilhões de prejuízos com títulos que foram investidos até mesmo na Venezuela. Isso é criminosos e não pode ficar impune, não pode ficar pelo menos sem investigação. 

(REPÓRTER) Para o líder do PT, senador Humberto Costa, do estado de Pernambuco, o arquivamento da CPI dos Fundos de Pensão foi uma decisão acertada. Segundo ele, o Congresso só deve entrar na investigação se as auditorias internas dos fundos de pensão indicarem que houve irregularidades: 

(HUMBERTO COSTA) Não há uma denúncia concreta de corrupção, há ilações acerca da possibilidade de má gestão, que são coisas que não estão no âmbito da investigação do Congresso. Até mesmo, em um primeiro momento, há uma auditoria do próprio fundo de pensão, que tem representação do governo e também dos próprios trabalhadores. Então, é um processo que deve se iniciar dentro de cada fundo de pensão. 

(REPÓRTER) Seis senadores retiraram apoio à CPI dos Fundos de Pensão, um do PP e cinco do PSB. Por meio de nota, o PSB disse que o partido vai concentrar as forças nas CPIs do HSBC, da Operação Zelotes e do Extermínio de Jovens.
09/04/2015, 05h38 - ATUALIZADO EM 09/04/2015, 05h38
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00