Governo cria canal para receber denúncias de crimes cometidos na internet — Rádio Senado

Governo cria canal para receber denúncias de crimes cometidos na internet

LOC: GOVERNO FEDERAL CRIA CANAL “HUMANIZA REDES” PARA RECEBER DENÚNCIAS DE CRIMES COMETIDOS NA INTERNET. 

LOC: A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, ELOGIOU A INICIATIVA E ACREDITA QUE O PORTAL FARÁ UM ENFRENTAMENTO DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS QUE ACONTECEM NA INTERNET. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: O governo federal lançou o Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet, que cria o site Humaniza Redes. O objetivo é proteger as vítimas de ofensas na internet e denunciar os casos às autoridades competentes. No site há a possibilidade de fazer denuncias de violência ou discriminação contra as mulheres, homofobia, xenofobia, intolerância religiosa, pornografia infantil, racismo e tráfico de pessoas. O portal também funciona como uma ouvidoria online que recebe denuncias de crimes fora da internet, como violações contra pessoa com deficiência, idosos, crianças e adolescentes e moradores de rua. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, acredita que o portal será uma importante ferramenta para diminuir os casos de violações de direitos humanos. 

(Vanessa) Esse pacto lançado agora, a criação do Humaniza Redes é fundamental. A iniciativa será composta por três eixos de atuação. Serão trabalhados a denuncia, a prevenção e a segurança. Essa iniciativa, ela é importante na medida que ouve um aumento de 8.29% nas denuncias relacionadas aos conteúdos ilícitos na internet no ano de 2014. 

(Repórter) As denúncias feitas no portal serão encaminhadas à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, à Ouvidoria da Igualdade Racial e à Ouvidoria de Políticas para Mulheres, dependendo de cada caso. Para conhecer o portal, acesse: www.humanizaredes.gov.br.
09/04/2015, 07h14 - ATUALIZADO EM 09/04/2015, 07h14
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00