Comissões ouvem ministros sobre medidas provisórias do ajuste fiscal — Rádio Senado

Comissões ouvem ministros sobre medidas provisórias do ajuste fiscal

LOC: AS COMISSÕES MISTAS DO CONGRESSO NACIONAL QUE ANALISAM AS MEDIDAS PROVISÓRIAS 664 E 665 OUVIRAM NESTA QUINTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA CONJUNTA, OS MINISTROS DO PLANEJAMENTO E DA PREVIDÊNCIA. 

LOC: OS MINISTROS DEFENDERAM O CARÁTER URGENTE E ESTRUTURANTE DAS MPs. JÁ O SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, DISSE QUE AS MEDIDAS TERÃO QUE PASSAR POR AJUSTES PARA SEREM APROVADAS PELOS PARLAMENTARES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A medida provisória 664 altera prazos para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte. Já a 665 muda as regras para o recebimento do seguro-desemprego, do abono salarial, e do seguro-defeso para pescadores. O ministro da Previdência, Carlos Gabas, afirmou que as emepês vão corrigir distorções, como os casamentos de oportunidade. Para o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, as medidas são o primeiro passo para a retomada do crescimento econômico. 

(NELSON) Neste ano elas vão ajudar no ajuste fiscal mas vão continuar e gerar espaço fiscal para outras coisas no futuro. Vão gerar espaço fiscal para mais recurso para a saúde, educação, pros próprios programas do fat e previdência. Nesse sentido elas são essenciais e urgentes mas como elas são permanentes são medidas estruturais. Neste momento ajudam o governo e muito em seu esforço de recuperar o resultado primário, o reequilíbrio das finanças públicas. Porque se não tiver finanças públicas equilibradas e controle da inflação não tem crescimento da economia sustentado. 

(REPÓRTER) Mas o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, voltou a dizer que, do jeito que estão, as emepês não passam pelo Congresso. 

(PAIM) Já ouvi alguém dizer que o governo perdeu o debate na imprensa. Perdeu na imprensa coisa alguma, perdeu no mérito. Não sou daqueles que... eu, como vim da área sindical seria, melhor dizer: rejeita as duas, derruba as duas. Estou dizendo que precisamos construir dois grandes acordos nas duas emepês pra votar a matéria. 

(REPÓRTER) As medidas Provisórias são analisadas primeiro por uma comissão mista do Congresso Nacional e depois pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
09/04/2015, 02h12 - ATUALIZADO EM 09/04/2015, 02h12
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00