Programas para desenvolvimento da região esbarram na burocracia — Rádio Senado

Programas para desenvolvimento da região esbarram na burocracia

LOC: VÁRIOS PROGRAMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE NÃO ESTÃO AVANÇANDO POR CONTA DA BUROCRACIA OU DA FALTA DE RECURSOS. 

LOC: A INFORMAÇÃO É DO SUPERINTENDENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, QUE PARTICIPOU PELA MANHÃ DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: José Márcio de Medeiros Maia, Superintendente da Sudene, foi convidado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para explicar os investimentos no Nordeste. Ele disse que a agência vem conseguindo executar menos de um quarto do orçamento próprio, por causa do bloqueio de recursos pelo governo. 

(José Márcio) Tem vários projetos que estão prejudicados por causa do contingenciamento principalmente na área de pesquisa. 

(REPÓRTER) José Márcio explicou que a dependência de outros órgãos do governo acaba também prejudicando o andamento de projetos. O Plano Regional para o Desenvolvimento do Nordeste, por exemplo, está parado no Ministério do Planejamento. Além disso, a maior parte dos recursos dos Fundos Constitucionais administrados pelo Banco do Nordeste vão para grandes empresas, deixando de lado os pequenos empreendimentos. O senador Paulo Rocha, do PT do Pará, acha que essa visão tem que mudar. 

(Paulo Rocha) Se não for incluído o pequeno produtor, a pequena agricultura familiar, os pequenos empreendimentos ainda vai ser essa visão de que a partir dos grandes, um dia ainda chega lá em baixo esse desenvolvimento. 

(REPÓRTER) O Superintendente apontou algumas opções para superar os atuais desafios. Uma delas seriam as parcerias público-privadas. 

(José Márcio) Nós não viemos aqui com o pires na mão, não. Nós queremos é que os investimentos em infraestrutura deem condições do empresário optar por investir no Norte e no Nordeste. Se a gente não tem orçamento, a gente tem que buscar outras alternativas como as PPPs que estão aí dentro da legislação. 

(REPÓRTER) Como a audiência pública durou além do esperado, os outros pontos previstos na pauta da Comissão foram adiados.
08/04/2015, 02h08 - ATUALIZADO EM 08/04/2015, 02h08
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00