Ministro de Minas e Energia expõe suas prioridades para a pasta — Rádio Senado

Ministro de Minas e Energia expõe suas prioridades para a pasta

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA OUVIU NESTA QUARTA-FEIRA DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, EDUARDO BRAGA, OS PLANOS E PRIORIDADES DELE PARA O MINISTÉRIO. 

LOC: EDUARDO BRAGA DISSE QUE O RISCO DE RACIONAMENTO ELÉTRICO NO PAÍS ESTÁ PRATICAMENTE AFASTADO, DESTACOU INVESTIMENTO EM NOVAS TECNOLOGIAS E FONTES DE ENERGIA E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-SAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) O ministro de Minas e Energia, o senador licenciado Eduardo Braga, disse que, apesar de o nível dos reservatórios estar mais baixo do que em 2001, o risco de racionamento é quase zero. Isso porque a capacidade de geração de eletricidade quase dobrou, houve uma diversificação nas fontes de energia e melhorias na distribuição. Eduardo Braga apresentou ainda ideias para assegurar energia a um custo mais baixo, como, por exemplo, a instalação de placas solares em flutuadores nos reservatórios de hidrelétricas. 

(Eduardo Braga) Nós temos hoje capacidade ociosa de subestações e linhas de transmissão em função de que essas subestações foram construídas e com a crise hídrica não temos como gerar aquela quantidade de energia instalada pela falta de água. A energia solar com flutuadores poderia ser um “hedge” de energia para que possamos usar a capacidade já instalada e usar as linhas de transmissão já instaladas. 

(Repórter) Eduardo Braga destacou também os investimentos previstos para este ano em fontes alternativas de energia e a importância de a exploração do pré-sal não ser contaminada pela operação Lava-Jato. Em relação à mineração, o ministro falou da criação de uma agência. O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, disse que pode até concordar com o novo órgão, desde que haja uma simplificação de regras. 

(Blairo Maggi) Porque o que tem acontecido com as agências? Vossa excelência sabe disso porque já discutimos isso inclusive com outros colegas aqui. Foram criadas as agências e não foram revogadas das leis que foram criadas lá para trás. Aí vem tudo que tinha e criamos um grupo de técnicos e burocratas que ficam criando novas leis, regras, portarias e a vida de quem quer trabalhar neste país fica infernal. 

(Repórter) O ministro de Minas e Energia foi a primeira autoridade do setor a ser ouvida pela Comissão de Infraestrutura em 2015. Os senadores já aprovaram convites aos presidentes da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e também aos ministros dos Transportes e da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
08/04/2015, 02h06 - ATUALIZADO EM 08/04/2015, 02h06
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00