Senadores protocolam pedido de criação da CPI dos Fundos de Pensão — Rádio Senado

Senadores protocolam pedido de criação da CPI dos Fundos de Pensão

LOC: OS SENADORES ALOYSIO NUNES, DO PSDB DE SÃO PAULO E ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, PROTOCOLARAM REQUERIMENTO PEDINDO A CRIAÇÃO DE UMA CPI PARA INVESTIGAR FUNDOS DE PENSÃO DE SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E DE EMPRESAS PÚBLICAS. 

LOC: ATÉ ESTA TERÇA-FEIRA, 32 SENADORES ASSINARAM O PEDIDO. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Os senadores querem investigar supostas irregularidades na gestão de fundos de previdência complementar da qual são beneficiários funcionários dos Correios, da Petrobras, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Segundo o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, os prejuízos contabilizados por estes fundos têm origem em ações prejudiciais executadas por seus gestores. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Muitas aplicações foram feitas sem levar em conta a rentabilidade, sem levar em conta a solidez de empreendimento em que esses recursos foram aplicados e são recursos basicamente dos trabalhadores.

(Repórter) Aloysio Nunes citou o caso da Previ, fundo de pensão de funcionários do Banco do Brasil, que já contabilizou um prejuízo de 7,8 bilhões de reais em 2014. Ele afirmou que o fundo dos Correios, Postalis, caminha para o mesmo resultado negativo. O rombo nas contas do Postalis é de mais de 5 bilhões de reais. Com 32 assinaturas de parlamentares de vários partidos, entre eles, PSDB, PP, PSB e PMDB, a CPI deve iniciar as investigações a partir do ano de 2003. Mas, na opinião do senador Paulo Rocha, do PT do Pará, a comissão não deve limitar as investigações apenas ao governo do PT, mas apurar também a má gestão dos fundos de pensão em períodos de outros governos. 

(Paulo Rocha) O instrumento da CPI não pode ser banalizado e nem pode ser instrumento da disputa de partidos ou de governos ou de oposição. Então não tem que ter limite de tempo. Tem segundas intenções aí. Após a leitura do requerimento em Plenário e a conferência das assinaturas dos senadores, é preciso que os líderes partidários indiquem os membros da comissão.
07/04/2015, 08h22 - ATUALIZADO EM 07/04/2015, 08h22
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00