Senado vai ouvir ministro da Saúde sobre denúncias contra Mais Médicos — Rádio Senado

Senado vai ouvir ministro da Saúde sobre denúncias contra Mais Médicos

LOC: O SENADO VAI RECEBER NO PRÓXIMO DIA 8 DE ABRIL O MINISTRO DA SAÚDE, ARTHUR CHIORO, QUE VAI ESCLARECER AS RECENTES DENÚNCIAS CONTRA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS. 

LOC: O MINISTRO TAMBÉM DEVE APRESENTAR AS PRIORIDADES E OS ATUAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA PASTA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve esclarecer aos senadores as recentes denúncias de que o programa Mais Médicos teria sido criado para transferir dinheiro a Cuba. Uma reportagem da TV Bandeirantes mostrou uma reunião em que representantes da Organização Pan-americana de Saúde e do Ministério da Saúde supostamente combinam a vinda ao Brasil de agentes do governo cubano, como se fossem profissionais de saúde. O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, que é médico, explicou que o governo cubano fica com 90 por cento dos valores repassados aos profissionais de saúde e defendeu correções no programa Mais Médicos. 

(CAIADO) Nós estamos exigindo aquilo que a sociedade brasileira também exige. Como é que um cidadão que é espião vai examinar um paciente ou operar um paciente? o pobre coitado do médico cubano recebe apenas 10 por cento do valor, onde 90 por cento é repassado para cuba, ele ainda fica com uma tutela de espião cubano, que são identificados no Brasil como médicos. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Assuntos Sociais, senador Edison Lobão, lembrou que o ministro ainda deve apresentar as dificuldades enfrentadas, as prioridades e as ações previstas pelo ministério nos próximos anos. 

(Lobão) É uma boa oportunidade até para se avaliar o projeto mais médicos e outros temas de interesse da saúde, do interesse desta comissão, das demais comissões e de interesse do país. Para que faça a sua exposição e responda às perguntas que os senhores senadores quiserem fazer. 

(REPÓRTER) A audiência pública em conjunto das Comissões de Assuntos Sociais, de Relações Exteriores e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle está marcada para o dia oito de abril.
01/04/2015, 01h28 - ATUALIZADO EM 01/04/2015, 01h28
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00