CPI do HSBC ouve representantes da Receita, do COAF e do BC — Rádio Senado

CPI do HSBC ouve representantes da Receita, do COAF e do BC

LOC: A CPI DO HSBC OUVIU NESTA QUARTA-FEIRA REPRESENTANTES DA RECEITA FEDERAL, DO COAF E DO BANCO CENTRAL.


LOC: ... E A CPI PODE TOMAR OS DEPOIMENTOS DE POLÍTICOS QUE TERIAM CONTAS NA FILIAL SUÍÇA DO BANCO HSBC. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, quer ouvir Marcio Fortes, integrante da Executiva Nacional do PSDB; Daniel Tourinho, presidente nacional do PTC; Marcelo Arar, vereador do PT no Rio de Janeiro; Lírio Parissotto, suplente de senador pelo PMDB do Amazonas; o ex-prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira; além dos ex-diretores do metrô de São Paulo, Ademir Venâncio de Araújo e Paulo Celso e Silva. Fátima Bezerra explicou que os nomes dessas pessoas aparecem na lista como detentores de contas no HSBC da Suíça: 

(Fátima Bezerra) E até o presente momento, contas essas, supostamente não declaradas à Receita Federal do Brasil, segundo as informações que têm sido prestadas no blog do conceituado jornalista Fernando Rodrigues. 

(Repórter) Os requerimentos para ouvir os políticos citados pela senadora Fátima Bezerra serão votados em uma reunião administrativa da CPI. A comissão ouviu o Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Ele informou que espera a conclusão de um relatório da equipe técnica do órgão para identificar as movimentações financeiras ilegais de brasileiros com contas na filial suíça do HSBC. Ao responder uma pergunta do vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, o secretário da Receita Federal disse que é possível identificar as contas não-declaradas de brasileiros no exterior, mas isso levaria tempo: 

(Jorge Rachid) Demandaria tempo, correto. Para eu identificar, eu tenho três contribuintes no país tal... cinco contribuintes no país tal... levaria tempo. Agora se o senhor me pedir quantos brasileiros tem no exterior, que declararam conta no exterior, perfeito, eu tenho condições de disponibilizar de pronto. 

(Repórter) Uma equipe da Receita Federal e do Ministério Público Federal já está na França em busca do compartilhamento de informações com o governo francês, que investiga o caso. Augusto Gustavo Rodrigues do COAF e Antero Moraes de Meirelles do Banco Central deixaram claro que ter conta no exterior não é ilegal. E defenderam o aprimoramento da legislação para facilitar a troca de informações sobre contas suspeitas entre os bancos e as autoridades fiscalizadoras dos diferentes países.
01/04/2015, 04h57 - ATUALIZADO EM 01/04/2015, 04h57
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00