Senado pode criar frente parlamentar por transparência de gastos — Rádio Senado

Senado pode criar frente parlamentar por transparência de gastos

LOC: O SENADO PODERÁ CRIAR UMA FRENTE PARLAMENTAR PARA A TRANSPARÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS. 

LOC: A INICIATIVA É DO SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ, QUE APRESENTOU UM PROJETO DE RESOLUÇÃO COM ESSE OBJETIVO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A ideia do senador João Capiberibe é que a Frente Parlamentar promova amplo debate nacional sobre a transparência dos gastos públicos, com a participação da sociedade civil e dos Poderes da República. Outro objetivo é promover a cultura do monitoramento e avaliação dos gastos executados nos governos municipais, estaduais e federal, a fim de contribuir para a eficiência da aplicação do dinheiro público; além de produzir leis de qualidade para assegurar a transparência dos gastos governamentais, com base em experiências bem sucedidas no Brasil e em outros países e buscar acordos e convênios para melhorar o acesso a essas informações. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, afirma que a frente deverá se ocupar de todo os portais de transparência que existem no País.

(CAPIBERIBE) Para ver, analisar, pesquisar para saber se esses entes públicos estão de fato cumprindo aquilo que a lei determina. A frente vai se debruçar em todos os aspectos de respeito à exposição dos gastos públicos em tempo real. 

(REPÓRTER) Capiberibe propõe também a criação de uma nova comissão permanente no Senado - Comissão da Transparência e do Acompanhamento dos Gastos Públicos, encarregada da elaboração de novas leis para fazer avançar o processo de modernização da gestão pública brasileira. 

(CAPIBERIBE) O governo federal tem um acompanhamento da aplicação da lei da Transparência e da lei de acesso à informação através da Controladoria Geral da União. E nós não temos no parlamento. 

(REPÓRTER) Para Capiberibe, o Senado Federal é uma das instituições mais transparentes do País na prestação de contas. Ele lembra que qualquer cidadão pode acessar no Portal de Transparência do Senado na Internet informações detalhadas sobre receitas e despesas da administração da Casa e de cada gabinete.
27/03/2015, 12h58 - ATUALIZADO EM 27/03/2015, 12h58
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00