Mães podem ter direito a amamentar durante prova de concurso público — Rádio Senado

Mães podem ter direito a amamentar durante prova de concurso público

LOC: MÃES PODEM TER DIREITO A AMAMENTAR DURANTE PROVA DE CONCURSO PÚBLICO 

LOC: PROPOSTA APRESENTADA PELO SENADOR JOSÉ MEDEIROS, DO PPS DE MATO GROSSO, PREVÊ LIBERAÇÃO POR 30 MINUTOS A CADA DUAS HORAS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: As mães que estão em período de amamentação e que fazem concurso públicos podem ganhar o direito de se ausentar da sala, a cada duas horas, para amamentar o filho de até seis meses de idade durante a prova. O tempo de amamentação é de trinta minutos por filho, que poderá ser recompensado em igual período para garantir que a lactante não seja prejudicada ao final do exame. A proposta apresentada pelo senador José Medeiros, do PPS do Mato Grosso, ainda garante à mãe o direito de levar uma pessoa para ficar com a criança, enquanto ela participa do processo seletivo. Medeiros recorda que garantir igualdade para a mãe disputar a prova é fundamental. 

(Medeiros) Ao nosso ver, esse projeto, além de resguardar o direito da criança, a gente procura com ele dar uma certa igualdade de condições para que essa mãe dispute com os outros em pé de igualdade. Se ela vai fazer o concurso, e ela sabe que ali do lado o filho dela está bem amparado, está alimentado, ela vai ficar focada na prova dela. 

(Repórter) O senador não teme fraudes com o projeto e afirma que a ideia é regular uma situação ainda não prevista em lei. 

(Medeiros) Eu penso que fraudes já existem inúmeros institutos legislativos tipificados para combater. Essa lei, eu diria é uma lei do bem. Ela não está atravancando nada, pelo contrário, está fazendo que uma situação que hoje não está clara, não está bem, possa vir a ser regulada. 

(Repórter) Atualmente, os estados do Mato Grosso e Pará garantem o direito à amamentação em concursos públicos. O texto está em análise na Comissão de Direitos Humanos.
27/03/2015, 05h33 - ATUALIZADO EM 27/03/2015, 05h33
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00