CAS aprova projeto que regulamenta profissão de arqueólogo — Rádio Senado

CAS aprova projeto que regulamenta profissão de arqueólogo

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA SEMANA O PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE ARQUEÓLOGO.  

LOC: O OBJETIVO DA PROPOSTA É VALORIZAR A CATEGORIA E PRESERVAR A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRAS. O TEXTO DEVE SER ANALISADO AGORA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, estabelece que a profissão de arqueólogo seja exercida por diplomados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado em Arqueologia. Entre as atribuições da categoria estão planejar, dirigir e supervisionar as atividades de pesquisa arqueológica; identificar, escavar e fazer o levantamento de sítios arqueológicos; classificar e interpretar informações científicas, e apurar o valor científico e cultural de bens de interesse arqueológico. O projeto ainda determina que em toda expedição ou missão estrangeira de Arqueologia em território nacional seja obrigatória a presença de arqueólogos brasileiros. O relator, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso, disse que o reconhecimento da profissão vai valorizar a categoria, fortalecer as pesquisas na área e ajudar a preservar a história e a cultura brasileiras. 

(MOKA) O Brasil necessita de profissionais qualificados e bem formados nessa área da ciência, ainda mais se considerarmos que o País tem mais de seis mil sítios arqueológicos já identificados e que devem ser bem administrados, protegidos e supervisionados por técnicos competentes. Não podemos colocar em risco parte relevante da história de nosso País que envolve sua cultura, valores e, o conhecimento científico que se extrai do trabalho de pesquisa da arqueologia. 

(REPÓRTER) O projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado deve ser analisado agora pela Câmara dos Deputados.
27/03/2015, 12h03 - ATUALIZADO EM 27/03/2015, 12h03
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00