Ministro diz que meta é quadruplicar produção da aquicultura em 5 anos — Rádio Senado

Ministro diz que meta é quadruplicar produção da aquicultura em 5 anos

LOC: O MINISTRO DA PESCA E AQUICULTURA, HELDER BARBALHO, DISSE QUE A META DO GOVERNO É QUADRUPLICAR A PRODUÇÃO DA AQUICULTURA EM CINCO ANOS. 

LOC: ELE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA E REBATEU CRÍTICAS AO CUSTO DO MINISTÉRIO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Helder Barbalho apresentou uma meta ambiciosa para a aquicultura – a produção do peixe em cativeiro – de aumentar a produção de 480 mil toneladas ao ano para dois milhões até 2020. Já a pesca, a captura do peixe na natureza, deve aumentar de 765 mil toneladas para um milhão. O caminho para esses objetivos é aprimorar pesquisa, crédito, assistência técnica e investir em infraestrutura de transporte, como renovar a frota, os frigoríficos e os terminais pesqueiros. O ministro lembra que, no mundo, o negócio da pesca é sete vezes maior que o de carne bovina e nove vezes maior que do frango. Mas, no Brasil, o pescado representa apenas 0,1% do total das exportações de proteína animal. O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, disse que é preciso estimular a indústria, para que haja uma demanda constante que dê segurança ao produtor. 

(Blairo Maggi) Esse elo industrial da cadeia é que vai dar a tranquilidade e a segurança pra quem está produzindo no campo, de que no dia que ele estiver com os peixes prontos, ele consegue vender. Independente de ficar esperando a Semana Santa. Porque lá em Mato Grosso era assim, você fazia peixe e todo mundo vendia na Semana Santa, aí o preço caía muito e quebrava os agricultores. Então, nós precisamos focar nessas três coisas. É o produtor, é o elo industrial e obviamente o consumidor, o comércio. 

(Repórter) Helder Barbalho rebateu ainda críticas ao custo do ministério, citado frequentemente quando se pede a redução da estrutura do governo federal. 

(Helder Barbalho) Este ministério foi criado com os votos da unanimidade desta Casa. Eu tenho certeza se cada parlamentar desta casa se inteirar do que o mundo descobriu e o Brasil pode efetivar, compreenderão que este ministério está longe de ser um encargo para o Estado, e sim uma grande oportunidade para que o Brasil produza mais, gerando renda, garantindo emprego e fazendo com que a economia desse País se fortaleça. 

(Repórter) Barbalho disse ainda que o órgão vai priorizar a qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da elevação da escolaridade e qualificação profissional, e melhoria na saúde, na segurança e nas condições de trabalho.
26/03/2015, 01h14 - ATUALIZADO EM 26/03/2015, 01h14
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00