CCT vai realizar audiência para discutir crise no Fies — Rádio Senado

CCT vai realizar audiência para discutir crise no Fies

LOC: O SENADO VAI REALIZAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A CRISE NO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL, O FIES.

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA TAMBÉM DECIDIU CONVIDAR O MINISTRO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO PARA EXPLICAR CRÍTICAS AO GOVERNO. REPÓRTER FLORIANO FILHO.

TÉC: As novas regras do programa de financiamento ao ensino superior, o Fies, exigiram notas maiores no Enem e uma avaliação mais alta das instituições de ensino credenciadas. Depois das mudanças, que acabaram limitando o acesso, muitos alunos estão reclamando que não conseguem se matricular. Foi pensando nisso que o senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, apresentou o requerimento de audiência pública com participação inclusive do Ministério Público.

(Crivella) Tem fila de jovens estudantes na porta das universidades porque não conseguem suas matrículas.

(REPÓRTER) Outro requerimento aprovado na reunião foi para ouvir o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Foi divulgado na imprensa um documento que teria sido escrito pelo ministro Thomas Traumman criticando as ações do governo. Além de sugerir o aumento de gastos com propaganda favorável, o ministro teria feito uma série de críticas, inclusive à mudança de regras no Fies, que prejudicam ainda mais a popularidade da presidente Dilma. Para o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, as declarações do ministro precisam ser esclarecidas.

(Aloysio Nunes) O ministro Traumman fala do desastrado anúncio dos cortes no Fies. Se refere ao aumento do preço da gasolina, do preço dos combustíveis em geral, do preço da energia elétrica como algo desastroso para a presidente porque contradiz o que ela afirmou durante a campanha.

(REPÓRTER) O marco da biodiversidade também estava na pauta da comissão. Mas os senadores pediram vista coletiva para terem tempo de discutir melhor questões como o conhecimento tradicional de povos indígenas e quilombolas.
24/03/2015, 12h46 - ATUALIZADO EM 24/03/2015, 12h46
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00