Romário quer debater Olimpíadas em audiência pública — Rádio Senado

Romário quer debater Olimpíadas em audiência pública

LOC: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE QUER AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DEBATER OLIMPÍADAS. 

LOC: APÓS EXPERIÊNCIA DA COPA DO MUNDO DE 2014, SENADOR ROMÁRIO TEME UMA NOVA PERDA DE OPORTUNIDADES COM RIO 2016. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: A ausência de um legado como formação de uma nova geração de atletas de diversas modalidades olímpicas e a perda do rendimento financeiro das Olimpíadas são preocupações do senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, ele teme que assim como na Copa de 2014, quando a FIFA recebeu isenção de impostos, lucrou 16 bilhões de dólares e o país arcou com os custos do evento, o mesmo se repita na Rio 2016, e o país não herde um legado positivo das Olimpíadas: 

(ROMÁRIO) Que como legado na minha opinião não teve nada de positivo a FIFA lucrou 16 bi com a Copa do Mundo. Desses 16 bi não pagou nem um real de impostos. Ou seja, a FIFA foi isenta de qualquer tipo de imposto em relação á Copa do Mundo. E o que deixou pro futebol brasileiro? Doou 100 milhões de dólares pra uma entidade que nós sabemos que é muito mais corrupta que a própria FIFA. 

(REPÓRTER) A Grécia realizou as Olimpíadas de 2004, a um custo de 8 bilhões e 900 milhões de euros, quase 31 bilhões de reais, sem contar a inflação. Em 2004, para a Eurocopa, Portugal gastou somente nos seus 10 estádios quase 1 bilhão de euros ou 3 bilhões e 500 milhões de reais também sem a correção do período. Romário quer realizar algumas audiências públicas sobre as Olimpíadas para debater os impactos do evento para o país: 

(ROMÁRIO) Essas Olimpíadas que acontecerão aqui no ano que vem, por ser tratar de uma entidade como COI, seja um evento diferenciado no período, essa audiência pública é natural que as pessoas que comandem , que estejam de frente, venham no Senado e possam explicar, responder e tirar dúvidas nossas, não só como parlamentar, como de brasileiros em geral. 

(REPÓRTER) As Olimpíadas estão programadas para agosto de 2016 no Rio de Janeiro e o orçamento já ultrapassa mais de 36 bilhões de reais.
20/03/2015, 07h13 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 07h13
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00