Próximas sessões vão debater reforma política — Rádio Senado

Próximas sessões vão debater reforma política

LOC: AS PRÓXIMAS SESSÕES DELIBERATIVAS DO PLENÁRIO DO SENADO VÃO SER DEDICADAS À REFORMA POLÍTICA.  

LOC: OS SENADORES VÃO DEBATER MUDANÇAS NO FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS E A PROPOSTA QUE PROÍBE AS COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS E VEREADORES. CONFIRA A AGENDA DO PLENÁRIO NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Mudar a forma de financiar as campanhas eleitorais é um dos temas mais polêmicos da chamada reforma política. Há várias fórmulas em estudo, como o financiamento exclusivamente com recursos públicos; ou um modelo misto: parte público e parte privado. Para tentar chegar a um consenso, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, convocou uma sessão temática para a próxima terça-feira, às 11 da manhã, onde todas as propostas serão debatidas em plenário pelos senadores: 

(Renan Calheiros) Nós vamos fazer uma sessão temática na terça-feira e trazer para o plenário, com todas as comissões, todas as matérias que tratam de financiamento das campanhas. Financiamento público, privado... Mas isso vai dar uma oportunidade para que o congresso dê uma resposta do tamanho do que está sendo cobrado pela sociedade. 

(REPÓRTER) Se chegarem a um acordo, os senadores poderão definir na própria terça-feira o novo modelo de financiamento de campanhas. Outra proposta que pode ter a análise concluída pelo Senado é a mudança constitucional que acaba com as coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do estado do Ceará, disse que a aprovação dessa matéria é uma questão de respeito ao voto do eleitor: 

(Eunício) As coligações proporcionais deturpam as eleições. Se você pega uma celebridade que tem um milhão de votos ele vem trazer aqui deputados com 200 votos, com 146 votos, como já aconteceu no passado. Então, a proibição das coligações proporcionais acho que moraliza, inclusive, a vida pública brasileira. 

(REPÓRTER): Os senadores também podem votar em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição que determina o afastamento, seis meses antes do pleito, de candidatos a prefeito, governador e presidente da República que concorrem à reeleição.
20/03/2015, 02h10 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 02h10
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00