CRA debate implantação do cadastro ambiental rural — Rádio Senado

CRA debate implantação do cadastro ambiental rural

LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEBATE A IMPLANTAÇÃO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL. 

LOC: O PRAZO PARA O PREENCHIMENTO ELETRÔNICO DO CADASTRO TERMINA EM MAIO, E O PROPRIETÁRIO QUE NÃO CUMPRIR A EXIGÊNCIA PODE FICAR IMPEDIDO DE OBTER EMPRÉSTIMOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC (Repórter) Durante a audiência pública, parlamentares e especialistas discutiram as dificuldades e desafios para a implantação do Cadastro Ambiental Rural. O CAR, como é chamado, é um registro eletrônico obrigatório com informações sobre a situação das áreas de preservação ambiental e de reserva legal dos imóveis rurais no Brasil. O representante do Ministério do Meio Ambiente, Raimundo Deusdará, destacou que o cadastro pode ser alterado a qualquer momento.

(Deusdará) “É muito importante que isso seja reforçado, quer dizer, o produtor pode a qualquer momento declarar a suas informações, fazer suas retificações quando julgar oportuno.” 

(Repórter) Para o assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marco Aurélio Pavarino, o cadastro é um dos maiores avanços do novo Código Florestal Brasileiro. 

(Pavarino) “É um desafio, mas também uma das grandes inovações para o país se assenhorar dos seus ativos ambientais, pra se assenhorar da dimensão que o nosso país, classificado como mega diverso no mundo todo, para que a gente tenha esse retrato mais específico”. 

(Repórter) Na audiência, o vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, cobrou dos representantes do Executivo, a regularização fundiária dos imóveis rurais. 

(Acir) “Vou repetir o que eu repito há quatro anos nessa comissão: há uma cobrança diária dos agricultores, os documentos das terras e a regularização fundiária. O “Terra Legal’ não avança. “É georreferenciamento, são visitas e uma série de coisas, mas o documento não acontece”. 

(Repórter) O proprietário que não fizer o cadastro pode ficar impedido de obter linhas de crédito e financiamentos. O prazo para cumprir a exigência segue até 6 de maio pelo site www.car.gov.br. 
20/03/2015, 05h41 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 05h41
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00