Ministra do Meio Ambiente debate crise e perspectivas da biodiversidade — Rádio Senado

Ministra do Meio Ambiente debate crise e perspectivas da biodiversidade

LOC: A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE IZABELLA TEIXEIRA PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE QUE DISCUTIU A CRISE E AS PERSPECTIVAS DA BIODIVERSIDADE. 

LOC: AO LADO DE CONVIDADOS INTERNACIONAIS ELA DEFENDEU A APROVAÇÃO DO MARCO LEGAL DA BIODIVERSIDADE PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A audiência pública da comissão de meio ambiente contou com a presença de diversos convidados estrangeiros, representantes da Câmara dos Deputados, do poder judiciário e de diversos estados. Segundo o presidente da comissão, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, o colóquio internacional sobre biodiversidade ajuda a CMA a colher subsídios para o projeto que estabelece o marco legal da biodiversidade. 

(Otto Alencar) “Por uma feliz coincidência estamos apreciando neste momento um projeto importante que é o novo marco legal da biodiversidade, já fizemos duas audiências publicas conjuntas e agora realizamos essa que embora não estando inseridas formalmente no projeto de instrução do projeto certamente terá grande contribuição pro nosso conhecimento e tomada de decisão sobre o tema”. 

(Repórter) Para a ministra Izabella Teixeira, o projeto do marco legal da biodiversidade é essencial para dar segurança jurídica ao desenvolvimento sustentável. 

(Izabella Teixeira) “dotar O pais de um novo quadro jurídico com segurança de forma que você possa colocar a gestão de acesso a recursos genéticos num outro patamar. Isso significa rearranjar a lógica da gestão publica em relação aos acessos aos recursos genéticos e rearranjar os fundamentos das políticas de conservação da biodiversidade frente aos desafios do desenvolvimento sustentável neste país”. 

(Repórter) Segundo os expositores internacionais, como a representante da Finlândia, Marina Von Weissenberg o desaparecimento de espécies de plantas e animais no mundo gera uma perda financeira anual que pode chegar a 700 bilhões de dólares. Já o ministro do Superior Tribunal de justiça Antonio Hermann Benjamin, lembrou que centenas de processos envolvendo biodiversidade estão em análise no tribunal, o que demonstra a necessidade de um ordenamento jurídico mais claro a respeito do tema.
19/03/2015, 02h03 - ATUALIZADO EM 19/03/2015, 02h03
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00