Kátia Abreu crê que agronegócio vai ajudar a superar crise econômica — Rádio Senado

Kátia Abreu crê que agronegócio vai ajudar a superar crise econômica

LOC: O AGRONEGÓCIO DEVE AVANÇAR NOS PRÓXIMOS ANOS E AJUDAR A SUPERAR A ATUAL CRISE NA ECONOMIA.  

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA QUINTA-FEIRA PELA MINISTRA DA AGRICULTURA, KÁTIA ABREU, NA COMISSÃO DE AGRICULTURA. OS SENADORES DEFENDERAM MEDIDAS PARA AUMENTAR A EXPORTAÇÃO DE ALIMENTOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: (Repórter) A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse que está otimista com as perspectivas do agronegócio brasileiro e listou suas prioridades para os próximos quatro anos. Entre as metas, estão o compromisso de dobrar a classe média rural, aumentar as exportações de alimentos, estimular a capacitação dos produtores e os investimentos em tecnologia. Ela também quer trabalhar para modernizar a estrutura do ministério, ampliar as fronteiras agrícolas dos estados do Norte e Nordeste e a infraestrutura logística, para permitir o escoamento e a armazenagem de grãos. Estimativas do IBGE apontam uma nova safra recorde em 2015, com uma produção de cerca de 200 milhões de toneladas de grãos. Apesar dos cortes previstos no ajuste fiscal do governo, a Ministra Kátia Abreu disse que o agronegócio deve avançar e ajudar o Brasil a superar a atual crise na economia. 

(Kátia) “Ao contrário de pessimismo, tenho recebido empresários sempre querendo ampliar, investir. O mundo real está andando, essa expressão é corretíssima. Eu acredito que nós iremos superar. Não é o primeiro ajuste fiscal que o Brasil faz. E em todos os casos a agropecuária, o agronegócio fez com que tudo isso fosse superado. E nós não fugiremos da raia”

(Repórter) A ministra também defendeu a aprovação de uma legislação específica para o agronegócio e anunciou o Plano Nacional de Defesa Agropecuária. Durante o debate, os senadores elogiaram a política agrícola brasileira e defenderam medidas para impedir a disseminação de pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos e garantir a qualidade dos produtos. O senador Blairo Maggi, do PR do Mato Grosso, disse que é fundamental atender às exigências sanitárias para ampliar a exportação de alimentos 

(Blairo) “O Brasil é um grande produtor luta com grandes dificuldades para manter este status de sanidade. À medida que nós vamos avançando, vamos conquistando, novas exigências vão chegando. É a forma que os países têm para colocar barreiras sobre a gente também, como as ambientais e ambientais e também as fitossanitárias” 

(Repórter) A ministra da Agricultura ainda revelou que em breve o governo vai anunciar novas regras para compensar os produtores em casos de demarcações indígenas.
19/03/2015, 03h17 - ATUALIZADO EM 19/03/2015, 03h17
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00