Exposição resgata participação feminina na construção de Brasília — Rádio Senado

Exposição resgata participação feminina na construção de Brasília

LOC: EXPOSIÇÃO RESGATA A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA.

LOC: EXPOSTA NO SALÃO NEGRO DO SENADO FEDERAL, A MOSTRA ABERTA AO PÚBLICO, RELEMBRA A SAGA DAS PIONEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CAPITAL DA REPÚBLICA. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: Quando se fala na construção de Brasília o que vem a mente é a importância dos homens que ajudaram a construir a capital. Mas enfrentando dificuldades de saírem de suas casas e partirem para uma terra inóspita, médicas, enfermeiras, parteiras e donas de casa tiveram fundamental importância no desenvolvimento da nova capital federal. E a exposição Memórias Femininas da Construção de Brasília, aberta no Salão Negro do Senado Federal, faz uma homenagem a essas mulheres pioneiras que acreditaram no sonho do então presidente Juscelino Kubitschek. A mostra traz fotografias, cartas, documentos e cenários da realidade de cinquenta pioneiras que moravam em Brasília entre os anos de 1950 e 1960. A curadora da mostra Tânia Fontenele explica que valorizar as mulheres que ajudaram a desenvolver a capital no passado é uma contribuição para as futuras gerações. 

(Tânia) A tentativa é de valorização, e de trazer para as novas gerações, ou até para as pessoas que aqui chegaram, como foi a saga de viver em uma cidade toda em construção. São historias de muito sacrifício, de muitas lutas, mas também de coisas muito importante. Se hoje nós temos essa cidade estruturada e bonita foi graças ao sacrifício dessas pessoas pioneiras. 

(Rep) A exposição faz parte da programação do Senado Federal para comemorar o mês da mulher. Tânia ressalta que a mostra valoriza a luta da mulher na sociedade. 

(Tânia) O convite da procuradoria foi também de mostrar que precisamos valorizar o lado feminino. Isso são todas as formas de compactuar com essa luta da valorização da mulher na sociedade. 

(Rep) Realizada com o apoio da Coordenação de Publicidade e Marketing da Secretaria de Comunicação do Senado, a mostra acontece até o dia 30 de maio. Aberta ao público para visitação de terça à sexta, das 9 às 17 e 30, e sábados, domingos e feriados de 12h às 18h.
19/03/2015, 06h53 - ATUALIZADO EM 19/03/2015, 06h53
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00