Congresso deve votar nesta terça o Orçamento Geral da União 2015 — Rádio Senado

Congresso deve votar nesta terça o Orçamento Geral da União 2015

LOC: O PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DE 2015. 

LOC: A APROVAÇÃO DO PROJETO PERMITIRÁ QUE O GOVERNO FEDERAL FAÇA INVESTIMENTOS, O QUE PODE AJUDAR A ECONOMIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O período eleitoral no ano passado adiou para agora a votação do Orçamento Geral da União de 2015. A Comissão Mista só conseguiu aprovar o projeto, que trata da arrecadação e dos gastos do governo federal, no final de dezembro e o encerramento do ano legislativo impediu a votação pelo Plenário. Na semana passada, o Congresso Nacional apreciou os vetos que estavam na pauta permitindo assim a análise do relatório como afirmou o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel do PT do Ceará. 

(Pimentel) O Congresso Nacional está convocado para votar o Orçamento. Espero que agora concluamos a votação. A Lei de Responsabilidade Fiscal tem um calendário sobre isso. Vamos observar em sua totalidade. 

REPÓRTER: O relator, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, reafirmou a urgência da aprovação do projeto para a retomada do crescimento econômico. 

(Jucá) Queremos votar o Orçamento e com isso retomar ou recomeçar neste ano os investimentos necessários para fazermos o crescimento e a geração de empregos. 

REPÓRTER: O presidente do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, declarou que a oposição é favorável à votação do Orçamento. 

(Agripino) Eu acho que o Orçamento deve ser um objeto de uma obstinada busca de consenso. Porque dentro da crise que o País vive não se justifica não haver um Orçamento a ser seguido. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, ponderou que a não votação do Orçamento tem impactos na vida do cidadão.  

(H. Costa) A não votação do Orçamento já está repercutindo na vida de estados e municípios que dependem de repasses de recursos do governo federal para darem continuidade a determinadas obras. Por enquanto, o governo está autorizado a gastar 1/12 avos do Orçamento. 

REPÓRTER: Depois de aprovado pelo Congresso Nacional, o Orçamento Geral da União de 2015 seguirá para a sanção presidencial.
17/03/2015, 01h24 - ATUALIZADO EM 17/03/2015, 01h24
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00