Comissões debatem a Lei da Biodiversidade em audiência pública — Rádio Senado

Comissões debatem a Lei da Biodiversidade em audiência pública

LOC: O PROJETO QUE VISA REGULAMENTAR E FACILITAR A PESQUISA E AS APLICAÇÕES DA BIODIVERSIDADE FOI TEMA DE AUDIÊNCIA CONJUNTA NA MANHA DESTA TERÇA FEIRA.  

LOC: SENADORES DAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E AGRICULTURA DEBATERAM O TEMA COM REPRESENTANTES DO GOVERNO. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter): Os senadores que participaram da audiência publica conjunta sobre o projeto do marco legal da biodiversidade pedem mais tempo para debater as propostas. Eles querem analisar os pontos divergentes do projeto e ouvir representantes das comunidades que serão mais impactadas pela matéria, como os povos indígenas, as comunidades tradicionais, como os quilombolas e os pequenos agricultores. A ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial, pediu que as comunidades quilombolas, que detém conhecimentos tradicionais sobre o uso da biodiversidade, também tenham o seu nome incluído no texto da lei. 

(Nilma Gomes) “dada a importância e as características de nossas comunidades quilombolas, dento do que se esta discutindo , que também a própria palavra quilombola apareça no texto logo após a palavra “indígenas”. 

(Repórter) os senadores do Amapá João Capiberibe, do PSB, e Randolfe Rodrigues, do PSOL, e o senador Paulo Rocha, do PT do Pará, pediram a retirada do pedido de urgência para analise do projeto. O relator da matéria na comissão de meio ambiente, senador Jorge Viana, do PT do Acre, pediu boa vontade dos colegas para que a matéria seja votada ainda este ano. 

(Jorge Viana) “não tenho duvida que o projeto já foi discutido exaustivamente. Não tenho duvida que tem uns pontos que são nervosos e precisam ser debatidos aqui, mas se nós pudermos depois de 20 anos dar esse passo adiante é o momento e alguém tem que ceder”. 

(Repórter) o presidente da comissão de meio ambiente do senado, Otto Alencar acatou a sugestão dos participantes e vai chamar mais uma audiência publica para debater o tema. Além da ministra Nilma Gomes, os senadores ouviram representantes do Ministério de Meio Ambiente, do Ministério da Defesa, do Ministério do Desenvolvimento e do Ministério da Agricultura. Da rádio Senado... 

LOC: A DISCUSSÃO DO PLC 2 DE 2015 VAI SER TEMA DE MAIS DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NESTA QUARTA-FEIRA.
17/03/2015, 02h36 - ATUALIZADO EM 17/03/2015, 02h36
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00