Comissão deve discutir com autoridades situação salarial de professores — Rádio Senado

Comissão deve discutir com autoridades situação salarial de professores

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM AUTORIDADES E ESPECIALISTAS A SITUAÇÃO SALARIAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA. 

LOC: UM PEDIDO COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. OS SENADORES DEFENDERAM A VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA E O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL PREVISTO EM LEI. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Os senadores devem discutir com representantes do Ministério da Educação e de entidades ligadas aos professores a situação salarial dos professores do ensino infantil, fundamental e médio que trabalham em escolas públicas. Durante o debate, os senadores defenderam a implantação do piso salarial dos professores, previsto em lei desde 2008. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que é professora e pedagoga, explicou que o atual valor estabelecido pelo MEC em 1917 reais para uma jornada de 40 horas de trabalho semanais não é cumprido no país, como determina o Plano Nacional de Educação 

(Fátima) Infelizmente hoje, nós só temos quatro estados que cumprem na íntegra a Lei de Valorização do Magistério. Mais um motivo para toda esta reflexão, este debate que nós devamos fazer aqui” Hoje não cabe mais questionamento, o Supremo reafirmou, referendou a lei é constitucional. 

(REPÓRTER) O autor do pedido para a reunião, senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, explicou que o objetivo do debate é valorizar a categoria. 

(Telmário) É exatamente neste sentido da gente buscar esta padronização para na prática valorizar o professor que está tão desmotivado e com o salário tão sem qualidade que não lhe dá nem a oportunidade de viver dignamente. 

(REPÓRTER) Os senadores da Comissão de Educação também aprovaram uma audiência pública para discutir os programas de incentivo à educação do Governo Federal, como o fies, o Pronatec e o Ciência sem Fronteiras. As reuniões ainda não têm uma data prevista.
17/03/2015, 01h55 - ATUALIZADO EM 17/03/2015, 01h55
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00