Três CPIs aguardam instalação no Senado — Rádio Senado

Três CPIs aguardam instalação no Senado

LOC: TRÊS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO AGUARDAM PARA SEREM INSTALADAS NO SENADO.  

LOC: UMA DELAS É A CPI DO HSBC, QUE VAI INVESTIGAR SE HÁ SONEGAÇÃO FISCAL EM DEPÓSITOS FEITOS POR BRASILEIROS NA SUÍÇA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: A CPI do HSBC terá 11 senadores titulares e seis suplentes. Quase todos os partidos já fizeram as indicações. Por isso, o autor do pedido de criação da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, acredita que a comissão possa ser instalada ainda nesta semana. O trabalho da CPI será investigar contas no HSBC da Suíça e verificar se há sonegação fiscal em depósitos feitos por brasileiros. De acordo com a imprensa internacional, o banco mantinha contas secretas naquele país para livrar os clientes do pagamento de impostos. Randolfe Rodrigues disse que o colegiado deverá pedir a quebra de sigilo de todos os correntistas já conhecidos do HSBC na Suíça, para verificar se de fato eles declararam à Receita Federal o dinheiro depositado no exterior: 

(RANDOLFE RODRIGUES) Todos os nomes que já são públicos e os que viermos a descobrir tem que ser feita a seguinte pergunta para a Receita Federal: quais fizeram a devida declaração ao Imposto de Renda sobre depósitos no exterior? Para nós identificarmos se cometeram ou não o crime de evasão fiscal. Por isso, na minha avaliação, quem primeiro precisa ser ouvido na CPI deve ser a Receita Federal e o COAF, mais do que ouvidos, a gente vai ter que trabalhar junto com esses dois. 

(REPÓRTER) A CPI que vai investigar as denúncias de uma máfia das próteses cirúrgicas também está na fase final de indicações dos integrantes, e pode começar a funcionar em breve. Já a CPI que vai apurar a morte violenta de jovens no país, especialmente de negros, ainda não teve nomes indicados pelos líderes partidários.
16/03/2015, 05h51 - ATUALIZADO EM 16/03/2015, 05h51
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00