Senadores independentes se reúnem para discutir saídas para crise política — Rádio Senado

Senadores independentes se reúnem para discutir saídas para crise política

LOC: SENADORES CONSIDERADOS INDEPENDENTES SE REÚNEM PARA DISCUTIR SAÍDAS PARA A CRISE POLÍTICA. 

LOC: A IDEIA É QUE O DEBATE ESTEJA ALÉM DOS PARTIDOS DOS PARLAMENTARES. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Senadores independentes querem ampliar o debate da crise política e econômica para além das discussões entre oposição e situação. Idealizado pelo senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, os parlamentares vêm se reunindo desde o início de fevereiro. O grupo reúne senadores de partidos como PDT, PSDB, PP, PSOL, PSB e PMDB. Randolfe explica que existe um grupo com opiniões mais afinadas, mas que ainda existem temas sem consenso. 

(Randolfe Rodrigues) “O senador Reguffe, o senador Cristovam, a senadora Ana Amélia, a senadora Lídice, o senador Capiberibe. Esse grupo tem uma posição mais formada sobre, por exemplo, os acontecimentos da Lava Jato. Mas tem outros temas que não há um consenso mais amplo entre todos os senadores.”  

(Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, defende que o objetivo é pensar em soluções alternativas. 

(João Capiberibe) “Nós não podemos esperar só da situação e da oposição. Então é um grupo de parlamentares que não se abraçam com o Governo, mas também acham a oposição não apresenta uma solução, um encaminhamento, em busca de uma solução para a crise. Estão buscando unir-se para propor para a sociedade alternativas.” 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, acredita na importância de um grupo independente para evitar uma crise institucional. 

(Ana Amélia) “É uma crise econômica, uma crise financeira, eu diria até de gestão no setor público. É uma crise política em primeiro lugar. Todos estamos preocupados com a crise. Então são iniciativas que são necessárias. pra não dizer que nós estamos aqui como avestruzes, com a cabeça embaixo da terra, para ignorar o que está acontecendo.” 

(Repórter) Entre os assuntos citados pelos senadores em que será buscado um acordo, está o ajuste fiscal e o andamento das investigações da operação Lava Jato.
11/03/2015, 09h12 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 09h12
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00