Senadores da CAE querem discutir logo o ajuste fiscal proposto pelo governo — Rádio Senado

Senadores da CAE querem discutir logo o ajuste fiscal proposto pelo governo

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUEREM DISCUTIR O QUANTO ANTES O AJUSTE FISCAL PROPOSTO PELO GOVERNO. 

LOC: ELES ESPERAM RECEBER NO SENADO, AINDA ESTE MÊS, OS MINISTROS DA FAZENDA, DO PLANEJAMENTO E O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Vários senadores aproveitaram a primeira reunião do ano da Comissão de Assuntos Econômicos para cobrar a vinda da equipe econômica do governo ao Senado. Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, disse que o presidente do Banco Central, como é obrigado a prestar contas à CAE trimestralmente, poderia ser o primeiro. 

(FERRAÇO) Para que possamos discutir a política monetária do Brasil, os seus desafios para 2015 e o impacto que isso tem na política econômica, na politica cambial no momento em que estamos vendo o dólar ultrapassar a barreira dos R$3,0 com consequências para a economia brasileira e para o conjunto dos empreendedores nacionais. 

(REPÓRTER) O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, também considera urgente o debate sobre a situação econômica. 

(WALTER PINHEIRO) Este é um dos piores momentos da nossa economia. Esta Comissão tem o dever e a obrigação de chegar junto às contribuições e cobrarmos do Governo um dos pilares importantes que começamos a discutir aqui em 2011, que é a questão do Pacto Federativo e a consequente reforma tributária. 

(REPÓRTER) Para Roberto Requião, senador do PMDB do Paraná, o Brasil não pode simplesmente copiar modelos que na opinião dele, afundaram países como a Grécia. 

(REQUIÃO) Nós estamos vendo isso se repetir com a política de ajuste do Brasil. Daí a importância enorme da Comissão de Assuntos Econômicos para a contenção desse vezo neoliberal dessas medidas à moda do Milton Friedman e da famosa Escola de Chicago, tão conhecida no mundo hoje. 

(REPÓRTER) Já o senador Reguffe, do PDT do Distrito Federal, diz que a população está assustada com o avanço da inflação.  

(REGUFFE) A grande função de um Banco Central de um país é ser guardião da moeda desse país. E a única coisa que o Banco Central não tem feito é ser guardião da moeda deste País. Antes, o objetivo do Banco Central era o centro da meta, 4,5%. Depois, passou para o teto da meta, 6,5%. E, hoje, ele não tem mais objetivo algum. 

(REPÓRTER) Normalmente, os requerimentos de convite a autoridades são lidos em uma reunião e aprovados em outra. Mas caso os senadores da CAE concordem é possível abrir mão desse prazo para acelerar as audiências públicas.
11/03/2015, 12h38 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 12h38
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00