Raimundo Lira quer mudar forma de escolha de suplentes de senadores — Rádio Senado

Raimundo Lira quer mudar forma de escolha de suplentes de senadores

LOC: O SENADOR RAIMUNDO LIRA, DO PMDB DA PARAÍBA, QUER MUDAR A FORMA DE ESCOLHA DE SUPLENTES DOS SENADORES. 

LOC: ELE APRESENTOU UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE DÁ A VAGA DE SUPLENTES AOS CANDIDATOS QUE FICAREM EM SEGUNDO E TERCEIRO LUGARES NA ELEIÇÃO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Raimundo Lira, do PMDB da Paraíba, está propondo que as vagas dos suplentes de senador sejam ocupadas pelos candidatos que ficarem em segundo e terceiro lugar, independente de seus partidos. Atualmente, os candidatos ao Senado montam suas chapas com dois suplentes. Estes suplentes é que substituem os titulares nos casos de afastamentos temporários ou definitivos. A proposta de Raimundo Lira muda esta lógica e, se aprovada, se um senador se afastar de seu cargo durante o mandato, será substituído pelo segundo ou pelo terceiro candidato mais votado. 

(Raimundo Lira) Essa PEC determina que o primeiro suplente será o segundo mais votado, quando for o ano de votação de um senador, de eleição de um senador. E o segundo suplente será o terceiro candidato mais votado, independente de qualquer coligação. 

(Repórter) Já nas eleições que forem disputadas duas vagas de senador, as suplências ficarão com os candidatos que ficarem entre o terceiro e o sexto lugar, seguindo a quantidade de votos obtidos. Segundo senador, a proposta dá mais legitimidade à questão do suplente. 

(Raimundo Lira) Ela resolve esta grande questão dos suplentes, porque a sociedade brasileira, os eleitores de modo geral não acham, não ficam confortáveis com os suplentes que assumem o mandato de senador sem serem votados. 

(Repórter) A Proposta de Emenda à Constituição está na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando o prazo para apresentação de emendas por outros senadores. Após este prazo, passará a ser analisada e caso seja aprovada, irá ao plenário do senado para votação e de lá para a Câmara dos Deputados. 

PEC 18/2015
11/03/2015, 09h45 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 09h45
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00