CDR vai ouvir os ministros das Cidades, da Integração e do Turismo — Rádio Senado

CDR vai ouvir os ministros das Cidades, da Integração e do Turismo

LOC: A COMISSÃO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DEVE RECEBER EM AUDIÊNCIA PÚBLICA OS MINISTROS DAS CIDADES, DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DO TURISMO. 

LOC: ELES VÃO EXPLICAR AOS SENADORES AS PRIORIDADES, O ANDAMENTO DOS PROGRAMAS E OS ATUAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR SUAS PASTAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Os ministros do Turismo, Vinícius Lages, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e das cidades, Gilberto Kassab, devem apresentar aos senadores quais as dificuldades enfrentadas, as prioridades e as ações previstas pelos ministérios até 2018. Eles também devem explicar como os cortes no Orçamento de 2015 atingem seus principais programas. Entre outros temas, o ministro da Integração Nacional deve falar sobre o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco. Já o ministro das Cidades pode esclarecer os recentes problemas na liberação de recursos para o Programa Minha Casa minha Vida. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, revelou que a série de audiências públicas deve começar com o ministro do Turismo, que já se comprometeu a fazer um balanço e falar sobre as expectativas do setor. 

(Alcolumbre) As ações da pasta de Turismo para os próximos anos. Falar do planejamento do Ministério do Turismo especialmente para o ano de 2015 mas também mostrar o que ele já conseguiu, e a pasta já conseguiu no nosso país no último ano em 2015. 

(REPÓRTER) Os senadores aprovaram outros três convites para debate com os representantes da Sudam, da Sudene e da Sudeco, que são as superintendências de desenvolvimento do Sudeste, da Amazônia e do Centro-Oeste. Eles devem mostrar como atuam as entidades e explicar as ações e os investimentos previstos para os próximos quatro anos. O senador Elmano Ferrer, do PTB do Piauí, argumentou que o objetivo é fortalecer os organismos regionais. 

(Ferrer) O problema desses organismos regionais é que são organismos que estão hoje esvaziados. Então eu creio que a primeira grande luta nossa, de natureza política, é se vamos, é se há ambiente, se há condições de fortalecermos o regionalismo através de uma revitalização dessas instituições. 

(REPÓRTER) As audiências públicas ainda não têm datas definidas.
11/03/2015, 01h33 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 01h33
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00