Cinco comissões vão debater o marco legal da biodiversidade — Rádio Senado

Cinco comissões vão debater o marco legal da biodiversidade

LOC: O MARCO LEGAL DA BIODIVERSIDADE VAI SER DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA POR CINCO COMISSÕES DO SENADO. 

LOC: NESTA QUARTA-FEIRA, A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU REQUERIMENTO COM A INICIATIVA. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: Cinco comissões do Senado vão discutir a matéria sobre o marco legal da biodiversidade, e por isso, decidiram promover uma audiência pública conjunta sobre o tema. Além da CMA, a matéria também está na pauta das Comissões de Ciência e Tecnologia, de Constituição e Justiça, de Assuntos Econômicos e de Agricultura e Reforma Agrária.. O relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente, senador Jorge Viana, do PT do Acre, acredita que o assunto é complexo e, por isso, deve ser tema de uma série de audiências. 

(Jorge Viana) Para mim vamos ter que fazer três audiências publicas numa única semana em dias diferentes, extra pauta, para poder dar sentido a essas colaborações que estão vindo. 

(REPÓRTER) O senador Paulo Rocha, do PT do Pará, observou a importância de incluir entre os convidados os institutos de pesquisa e representantes de comunidades tradicionais dos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia. 

(Paulo Rocha)  O projeto que veio da Câmara, eu diria que tem uma visão muito elitista, sem levar em consideração essas questões mais populares, sem levar em conta a organização do próprio povo, das organizações que tem muito a contribuir sobre as experiências sobre os biomas das nossas regiões. 

(REPÓRTER) O marco legal da biodiversidade facilita a pesquisa com plantas e animais nativos e a divisão desses benefícios gerados pelo uso comercial por indígenas e comunidades tradicionais. Já foram convidados para as audiências públicas as ministras do Meio Ambiente Izabella Teixeira, e da Agricultura, Kátia Abreu; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader; e os representantes de entidades da indústria, comércio, agricultura e também dos povos indígenas. A data das audiências ainda não foi definida.
10/03/2015, 01h48 - ATUALIZADO EM 10/03/2015, 01h48
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00