CE aprova convite para ouvir ministros da Cultura, da Educação e dos Esportes — Rádio Senado

CE aprova convite para ouvir ministros da Cultura, da Educação e dos Esportes

LOC: OS MINISTROS DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DOS ESPORTES DEVEM VIR AO SENADO EXPLICAR AS PRIORIDADES E O ANDAMENTO DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE SUAS PASTAS.

LOC: OS CONVITES FORAM APROVADOS NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Os convites para a vinda dos ministros da Educação, Cid Gomes, da Cultura, Juca Ferreira, e dos Esportes, George Hilton, foram apresentados pelo presidente da Comissão de Educação, senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro. Eles devem explicar aos senadores quais as prioridades e os principais programas de suas pastas para os próximos dois anos. O ministro dos Esportes também deve falar sobre o andamento das obras e prestar contas sobre os gastos com a organização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Já o ministro da Educação, Cid Gomes, deve discutir como os recentes cortes no Orçamento de 2015, anunciados pelo governo, devem atingir a pasta. A senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul, também quer esclarecimentos sobre os recentes problemas no repasse de verbas do Fies e do Pronatec. 

(Tebet) Também que ele possa prestar esclarecimentos sobre estas notícias que estão veiculadas nos jornais sobre possíveis cortes orçamentários de 2015 em relação à educação. Em especial, em relação ao Fies e o Pronatec, porque nós temos só no Fies dois milhões de jovens, e em relação ao Pronatec são oito milhões de jovens” 

(Repórter) Outro requerimento aprovado prevê uma audiência pública, em 25 de março, para discutir “O autista e a sua relação com a educação, a cultura e o esporte”, como explicou o senador Romário. 

(Romário) Este é um tema que nós temos acompanhado diariamente, é um das minhas bandeiras aqui no Senado e tenho certeza que será um debate de muita importância e de grande relevância neste momento já no começo desta Comissão

(Repórter) A Comissão de Educação ainda deve promover uma série de audiências públicas neste primeiro semestre. Entre elas, um debate no dia 31 de março sobre a realidade do artesão no país e o Programa do Artesanato Brasileiro.
10/03/2015, 12h58 - ATUALIZADO EM 10/03/2015, 12h58
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00