Após acordo entre líderes, Congresso deve aprovar Orçamento nesta quarta — Rádio Senado

Após acordo entre líderes, Congresso deve aprovar Orçamento nesta quarta

LOC: APÓS ACORDO ENTRE OS LÍDERES, O CONGRESSO NACIONAL DEVE APROVAR NESTA QUARTA-FEIRA O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DESTE ANO. 

LOC: TAMBÉM NA PAUTA ESTÃO MAIS DE DUZENTOS VETOS E UM PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE TORNARÁ MAIS RÁPIDA A ANÁLISE DE VETOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O senador Romero Jucá do PMDB de Roraima confirmou para esta quarta-feira a votação do Orçamento Geral da União de 2015. O projeto, que trata da arrecadação e das despesas do governo federal, tem como novidade neste ano a inclusão das emendas dos parlamentares eleitos em outubro. Romero Jucá acatou as sugestões de obras e projetos de deputados e senadores novatos que vão receber R$ 10 milhões da União neste ano. Ele lembrou que metade desse valor deverá ser destinada para a saúde segundo o Orçamento Impositivo já aprovado. Romero Jucá defendeu a votação imediata do projeto sob o argumento de que o governo federal não pode fazer investimentos. Diante do cenário econômico, ele afirmou que há acordo entre todas as lideranças para a aprovação do Orçamento na sessão desta quarta-feira. 

(Jucá) Tem acordo. Queremos votar na sessão do Congresso os vetos e a partir do entendimento do Imposto de Renda, votarmos também, liberando a pauta, o Orçamento federal. Com isso, retomar ou recomeçar os investimentos necessários para fazer o crescimento e a geração de empregos. 

REPÓRTER: O presidente do PSDB, senador Aécio Neves de Minas Gerais, confirmou o acordo ao afirmar que o governo não terá mais justificativas para não fazer os investimentos necessários para o País. 

(Aécio) Acho que está mais do que no momento de votar o Orçamento porque há despesas fundamentais que precisam ser cumpridas. A área de educação, por exemplo, existem recursos que não estão sendo repassados ou com atraso para programas mal administrados como o Pronatec ou Fies, que agora eles têm a justificativa da ausência de recursos. Então, os recursos precisam ser dados. O Orçamento precisa sim ser aprovado. 

REPÓRTER: Mas antes da votação do Orçamento, o Plenário do Congresso Nacional ainda terá de apreciar mais de 200 vetos. Para garantir uma análise rápida, os parlamentares deverão aprovar um Projeto de Resolução que agiliza essa votação.
10/03/2015, 06h33 - ATUALIZADO EM 10/03/2015, 06h33
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00