Lídice apresenta projeto para revitalização do Rio São Francisco — Rádio Senado

Lídice apresenta projeto para revitalização do Rio São Francisco

LOC: O RIO SÃO FRANSCISO, UM DOS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS, VEM SENDO DEGRADADO HÁ VARIOS ANOS E A BACIA HIDROGRÁFICA JÁ APRESENTA ÁREAS DE DESERTIFICAÇÃO.  

LOC: A SENADORA LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA, APRESENTOU UM PROJETO PARA REVITALIZAÇÃO DO RIO, QUE HÁ MAIS DE CINCO ANOS NÃO RECEBE OS RECURSOS PROMETIDOS PELO GOVERNO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

(Repórter) O Rio São Francisco banha 503 municípios em sete estados brasileiros. O pouco cuidado com as nascentes, o despejo de esgoto não tratado, a destruição de matas ciliares e as mudanças climáticas. Tudo isso vem gradualmente diminuindo a vazão do rio. Em algumas áreas da bacia, não se consegue mais navegar ou gerar energia elétrica como antes. Quando lançou a obra de transposição do Rio São Francisco, o Governo Federal havia prometido investir pesadamente na sua revitalização. Mas segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Anivaldo de Miranda Pinto, além da falta de articulação e do desperdício de recursos, a promessa ficou muito abaixo do desejado. 

(Anivaldo de Miranda Pinto) O montante que está sendo investido efetivamente em revitalização, ele não mudou o cenário, porque o cenário, não faz nem cócegas, porque agora com esta estiagem aí é que o cenário de degradação ambiental aumentou.   

(Repórter) Em 2007, por exemplo, nem 10% dos 659 milhões de reais prometidos foram gastos. No ano passado, apesar da seca que castigou o nordeste, o governo federal gastou pouco mais da metade do que tinha sido orçado. O projeto da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, prevê uma série de medidas para revitalização como recuperação de cobertura vegetal, construção de açudes e irrigação mais eficiente. Segundo ela, os mais atingidos são os que sofrem os efeitos diretos da estiagem e da falta de infraestrutura básica para fornecimento de água. 

(Lídice da Mata) A poucos quilômetros do rio nós temos cidades inteiras desabastecidas de água. Então nós que vivemos a cultura do Rio S. Francisco, dos ribeirinhos do Rio S. Francisco, sentimos a necessidade de sua revitalização.  

(Repórter) A senadora disse que em alguns trechos do rio a situação é tão dramática que coloca em risco alguns objetivos da transposição do São Francisco, uma das obras mais importantes e caras em andamento no país atualmente. 

(Lídice da Mata) Alguns trechos do rio hoje se encontram praticamente secos. Praticamente é possível atravessar de um lado a outro do rio andando com a água abaixo do joelho. 

(Repórter) Em 2012 o Tribunal de Contas da União já havia chamado a atenção para o problema em um relatório específico. O auditores concluíram que se o governo federal não tomar as providências necessárias o volume de água do São Francisco poderá chegar a níveis alarmantes.

PLS 86 de 2015
05/03/2015, 06h34 - ATUALIZADO EM 05/03/2015, 06h34
Duração de áudio: 02:55
Ao vivo
00:0000:00