Senado cria CPI para investigar morte violenta de jovens no Brasil — Rádio Senado

Senado cria CPI para investigar morte violenta de jovens no Brasil

LOC: O SENADO CRIOU UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR A MORTE VIOLENTA DE JOVENS NO BRASIL. 

LOC: O REQUERIMENTO PARA A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO FOI LIDO EM PLENÁRIO NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: A Comissão Parlamentar de Inquérito será formada por 11 senadores titulares e sete suplentes. O foco será a investigação de mortes violentas de jovens no Brasil, especialmente de negros. A autora do pedido de criação da CPI, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, citou uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, segundo a qual a cada três assassinatos praticados no país, duas das vítimas são negras. Ainda de acordo com o relatório, a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um jovem branco. O documento ainda mostrou um aumento de mais de trinta por cento no número de homicídios de negros no Brasil entre 2001 e 2011. O estado com maior número de mortes violentas é o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Bahia. Lídice da Mata está preocupada porque, segundo ela, a sociedade tem considerado esses números normais: 

(LÍDICE DA MATA) Essa é uma facetas mais terríveis da violência em nosso país: a naturalidade com que a nossa sociedade aceita conviver com todo esse horror. As pessoas perderam a capacidade de indignar-se. O senado da República tem que contribuir para romper com essa passividade. 

(REPÓRTER) Os líderes partidários deverão agora indicar os integrantes titulares e suplentes da CPI, que terá prazo de 180 dias para apresentar um relatório. Ainda não há data definida para o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito.
04/03/2015, 03h24 - ATUALIZADO EM 04/03/2015, 03h24
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00