Otto quer aumentar repasse das verbas do DPVAT para a saúde — Rádio Senado

Otto quer aumentar repasse das verbas do DPVAT para a saúde

LOC: PERCENTUAL DE TRANSFÊRENCIA DE RECURSOS DO DPVAT PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PODE AUMENTAR DE 45% PARA 60%.  

LOC: PROJETO DO SENADOR OTTO ALENCAR, DO PSD DA BAHIA, ALTERA A LEI DA SEGURIDADE SOCIAL E O CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) De acordo com dados do IBGE, um paciente com fratura exposta decorrente de um acidente de trânsito custa em média 18 mil reais aos cofres públicos. Um projeto do senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, propõe desafogar a saúde pública repassando 60% dos recursos do DPVAT para o Sistema Único de Saúde. Pelo projeto, o repasse aumenta de 45% para 60%, reduzindo o montante reservado para o pagamento das indenizações, porém isso trará maior qualidade dos serviços ofertados pelo SUS. Para o senador Otto Alencar, que também é médico, a saúde pública brasileira está em situação preocupante. E é preciso que o Congresso faça ações para tentar solucionar o problema. 

(Otto Alencar) Uma consulta hoje paga pelo SUS é em torno de dez reais. Não há como remunerar um serviço público com consulta de dez reais, para você ter médico, enfermeiro, psicólogo, enfim, é uma situação muito grave. Portanto, eu acho que é o momento de se pensar em fazer projetos que possam levar mais recursos para o Fundo Nacional de Saúde. 

(Repórter) Segundo dados da Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, entre os anos de 2010 a 2014, houve um aumento de 174% nas indenizações por invalidez permanente. Para Otto Alencar, os segurados não serão afetados com a mudança da lei, já que o repasse não envolverá a verba da indenização. 

(Otto Alencar) Mais importante seria salvar a vida com os recursos do DPVAT. Muitas dessas pessoas não conseguem ter aquilo que foi segurado. Nós fizemos um levantamento criterioso e não vai ter nenhuma dificuldade da indenização de caso de acidente ou de morte. 

(Repórter) O senador ressaltou também que pretende apresentar projetos que repassem recursos de impostos que incidem dos cigarros, bebidas alcoólicas e remédios para a saúde. A matéria está em analise na Comissão de Assuntos Sociais.
04/03/2015, 08h09 - ATUALIZADO EM 04/03/2015, 08h09
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00