Dilma sanciona lei que beneficia caminhoneiros — Rádio Senado

Dilma sanciona lei que beneficia caminhoneiros

LOC: SENADOR ESPERA QUE GOVERNO CONTINUE NEGOCIANDO COM OS CAMINHONEIROS PARA ACABAR DE VEZ COM AS MANIFESTAÇÕES. 

LOC: A LEI QUE TRATA DA PROFISSÃO FOI SANCIONADA SEM VETOS NESSA SEGUNDA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Como parte de um acordo para o encerramento do bloqueio nas estradas, a presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a Lei dos Caminhoneiros. Entre os pontos estão o que libera os profissionais do pagamento de pedágio quando o caminhão estiver sem carga, o que perdoa as multas cometidas nos últimos dois anos por excesso de peso e o que amplia o número de pontos de parada para descanso e repouso. A lei ainda define a jornada de trabalho em 8 horas e isenta o caminhoneiro do pagamento de prejuízos provocados por terceiros. O senador Blairo Maggi do PR de Mato Grosso, que foi um dos interlocutores dos caminhoneiros junto ao governo, considerou a sanção da lei um avanço. Mas alertou que as negociações vão continuar já que nem todas as reivindicações da categoria foram atendidas pelo tamanho do movimento. 

(Blairo Maggi) Penso que não estamos muito longe de acertarmos com todos os movimentos. É um movimento fracionado, que tem várias pautas com diversos pontos colocados por diversas categorias dentro da categoria. O governo tem que ter paciência agora de ir ouvindo a todos e resolver cada uma das particularidades. 

(Repórter) O empresário do setor de transporte, Gilson Baitaca, afirmou que a Lei dos Caminhoneiros não contempla outros dois pontos essenciais para a categoria, que inclui a redução de impostos do diesel e a definição de um preço do frete. 

(Gilson Baitaca) Isso é fundamental nesse momento. Ou diminuímos a despesa que incide sobre o diesel ou aumentamos a nossa receita. O certo é que o preço que está o combustível e o preço médio anual que se está praticando no frente, não tem condição de trabalhar. 

(Repórter) Outra reivindicação é o refinanciamento dos empréstimos feitos para a compra de caminhões. Uma Comissão Externa do Senado foi criada para acompanhar as negociações do governo com os caminhoneiros.
02/03/2015, 08h22 - ATUALIZADO EM 02/03/2015, 08h22
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00