Senado vai instalar CPI para investigar contas de brasileiros no HSBC — Rádio Senado

Senado vai instalar CPI para investigar contas de brasileiros no HSBC

LOC: O SENADO VAI INSTALAR UMA CPI PARA INVESTIGAR AS CONTAS DE BRASILEIROS NO BANCO HSBC DA SUÍÇA. 

LOC: A INICIATIVA É DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ. O REQUERIMENTO JÁ FOI FORMALIZADO NA MESA DO SENADO COM O APOIO DE 33 SENADORES. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar contas no HSBC da Suíça e verificar se há sonegação fiscal em contas de brasileiros. De acordo com a imprensa da Europa, o banco mantinha contas secretas naquele país para livrar os clientes do pagamento de impostos. Suíça, França e Reino Unido são os países que possuem mais clientes com esse tipo de conta. E o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos países com maior número de clientes: são 8.667 brasileiros, que movimentaram entre 2006 e 2007 cerca de sete bilhões de dólares em 6.606 contas. Para o senador Randolfe Rodrigues, o Parlamento deve averiguar se não há desvios da Receita brasileira. 

(Randolfe Rodrigues)“Esse escândalo já é de dimensão mundial. Segundo o Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. Um caso dessa natureza, que conta já com investigação instaurada pelo Ministério Público Federal, é necessário e inadiável que o Congresso Nacional, que o Parlamento brasileiro, também se manifeste e instaure um procedimento de investigação”. 

(Repórter) Essa situação veio à tona depois que um especialista em informática do HSBC denunciou o método criminoso criado pelo banco para enriquecimento por meio de evasão de impostos e lavagem de dinheiro. O especialista levou para a França arquivos com 60 mil documentos de 2006 e 2007, contendo dados bancários de 106 mil clientes de 203 países, que operaram 204 bilhões de dólares. O senador Randolfe Rodrigues informou que já obteve 33 assinaturas para a instalação da CPI, seis a mais do que o mínimo exigido, e já formalizou o pedido na Mesa do Senado. A comissão será composta por onze titulares e seis suplentes, a serem indicados pelos líderes partidários.
26/02/2015, 06h53 - ATUALIZADO EM 26/02/2015, 06h53
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00