Senadores divergem sobre impactos da perda do grau de investimento — Rádio Senado

Senadores divergem sobre impactos da perda do grau de investimento

LOC: A OPOSIÇÃO ALERTA QUE O REBAIXAMENTO DA NOTA DA PETROBRAS POR UMA AGÊNCIA DE RISCO COMPROMETERÁ OS INVESTIMENTOS DA ESTATAL E A ECONOMIA BRASILEIRA. 

LOC: A BASE ALIADA MINIMIZA A DECISÃO AO AFIRMAR QUE NOVA DIRETORIA RECONQUISTARÁ A CONFIANÇA DOS INVESTIDORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) As denúncias de corrupção fizeram a Petrobras perder o grau de investimento da agência de risco Moody´s, que, na prática, faz um alerta para os investidores de que a estatal não terá condições de pagar as suas dívidas, em especial, os empréstimos. Ao rebaixar todas as notas da Petrobras, a agência alegou preocupação com a empresa diante das investigações da Polícia Federal e do adiamento da entrega do balanço contábil. Para a oposição, a perda de credibilidade internacional da Petrobras pode ter impactos na economia brasileira. Ao lamentar o resultado, o senador José Serra, do PSDB de São Paulo, alertou que o rebaixamento do grau de investimento da petrolífera coloca em risco os seus investimentos. 

(José Serra) Previsível e lamentável. A Petrobras foi estropiada e agora temos a pior consequência. Rebaixar o grau de investimento da Petrobras significa cortar crédito da Petrobras. Crédito para rolar e administrar suas dívidas e tudo mais. Essa será uma dificuldade muito grande para o País. 

(Repórter) O ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão do PMDB do Maranhão, considerou equivocada a decisão da agência de rebaixar as notas da Petrobras. 

(Edison Lobão) Não gostei. Acho que a avaliação foi imprecisa. Acho que a Petrobras não chegou ao fundo do poço nem chegará. Ela tem todas as condições de se recuperar rapidamente. Essa decisão foi precipitada. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, acredita que a Petrobras voltará a ter a confiança dos investidores estrangeiros. 

(Humberto Costa) Uma coisa temporária. Tem muito a ver com o fato de a Petrobras sofrer um cerco violentíssimo. Tem um forte componente especulativo nisso. Mas a mudança na diretoria e as novas medidas adotadas vão contribuir para que ela assuma o grau de investimento com que o mais rapidamente possível. 

(Repórter) Desde outubro do ano passado, a agência de risco Moody´s vem rebaixando as notas da Petrobras. A agência Fitch alertou no mês passado os investidores de que a petrolífera brasileira não é mais confiável.
24/02/2015, 11h56 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 11h56
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00