Falta de acordo adia votação de novas regras para apreciação de vetos — Rádio Senado

Falta de acordo adia votação de novas regras para apreciação de vetos

LOC: POR FALTA DE ACORDO CONGRESSO NACIONAL ADIA A VOTAÇÃO DO PROJETO COM NOVAS REGRAS PARA A APRECIAÇÃO DE VETOS.  

LOC: A PRÓXIMA SESSÃO DO CONGRESSO FOI MARCADA PARA TERÇA-FEIRA, DIA TRÊS DE MARÇO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE COM A COLABORAÇÃO DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, convocou para terça-feira uma nova sessão do Congresso Nacional destinada à votação do projeto de resolução com novas regras para a apreciação de vetos. Pela proposta, a votação será em cédula eletrônica e só serão discutidos individualmente 5 vetos no máximo desde que haja um pedido formal dos partidos. Mas a oposição se mostrou contrária à resolução sob o argumento de ser um massacre às minorias que não conseguiriam destacar os vetos. O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima da Paraíba, defende mudanças no projeto. 

(Cássio Cunha Lima) O que queremos é preservar o direito não apenas dos debates mas das minorias no que diz respeito à discussão das matérias. Do contrário, vira um rolo compressor. E estaremos inclusive desrespeitando a própria Constituição que confere ao Parlamento a palavra final sobre os vetos presidenciais. 

(Repórter) Romero Jucá negou que a resolução vá retirar qualquer direito das minorias. Ele reafirmou que o projeto tem o objetivo de agilizar as sessões do Congresso Nacional. Mas Romero Jucá admitiu que o relator da proposta, senador Jorge Viana, do PT do Acre, vai negociar com a oposição a versão final das novas regras. 

(Romero Jucá) A Resolução será aprovada na próxima sessão do Congresso. Na verdade, havia acordo na Câmara e não havia acordo prévio no Senado. Surgiram algumas emendas, que precisam ser debatidas. O senador Jorge Viana está aprontando o relatório, mais um ou dois dias é possível que o texto esteja pronto, portanto, na próxima terça-feira poderemos votar. 

(Repórter) Com as novas regras, o resultado das votações será divulgado no final da apreciação dos vetos. Pelas regras atuais, os próprios parlamentares só sabem se um veto foi mantido ou derrubado no dia seguinte devido ao processo manual de contagem dos votos.
24/02/2015, 11h44 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 11h44
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00