Roberto Rocha crê que MA pode ter uma das maiores economias do pais — Rádio Senado

Roberto Rocha crê que MA pode ter uma das maiores economias do pais

LOC: O SENADOR MARANHENSE ROBERTO ROCHA, DO PSB, ACREDITA QUE A ECONOMIA DO MARANHÃO TEM POTENCIAL PARA SER UMA DAS MAIORES DO PAÍS. 

LOC: SEGUNDO O SENADOR, OS RECURSOS NATURAIS E CONSOLIDAÇÃO DO PORTO DO ITAQUI FAZEM DO ESTADO UMA DAS POTENCIAS NA AGROINDÚSTRIA. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Segundo dados do IBGE, o Maranhão era em 2012 a quarta maior economia do nordeste, e a décima sexta do país, com uma participação de 1,3% no PIB nacional. Um fator importante para a consolidação do estado na economia do país é a indústria. O setor emprega mais de cento e dez mil pessoas, o que corresponde 0,9% da indústria brasileira. E para o senador maranhense, Roberto Rocha, do PSB, com os recursos do território e a riqueza hídrica do estado, a economia do Maranhão tem possibilidades de crescer ainda mais com planejamento e mais investimentos. 

(Roberto Rocha) Em São Luís tem o melhor porto do mundo, que é o Porto do Itaqui. Então, lá está bem próximo do canal do Panamá, para levar para o mercado asiático. Do mercado europeu, do mercado africano, do mercado americano, então, São Luís tem condição de ser um grande entreposto no mundo. Nós temos terra, temos trabalho, mas não temos capital. 

(Repórter) Roberto Rocha lembra que o Maranhão ajudou a economia brasileira a se tornar a sexta maior do mundo, ultrapassando o Reino Unido, graças ao minério e à soja. Contudo, ele ressalta que mesmo assim, o PIB do estado ainda continua nas piores colocações. Para mudar essa realidade é preciso desenvolver a economia local. 

( Roberto Rocha) Independente do crescimento econômico, senão incluir as pessoas, não adianta chegar lá e o Bill Gates fazer uma fábrica ou quem quer que seja, e as pessoas não tiverem preparadas, não tiverem formação para poder ser chamada para o mercado de trabalho. Então, é preciso promover o desenvolvimento econômico com inclusão social e respeito ao meio ambiente. 

(Repórter) O Maranhão tinha em 2012 a décima sexta economia do país. No entanto, o PIB per capita do estado era o vigésimo sexto, à frente apenas do Piauí.
23/02/2015, 06h41 - ATUALIZADO EM 23/02/2015, 06h41
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00