Oposição e governo divergem sobre período de investigações na Petrobras — Rádio Senado

Oposição e governo divergem sobre período de investigações na Petrobras

LOC: O PSDB CRITICOU AS DECLARAÇÕES DA PRESIDENTE DILMA DE QUE OS ESCÂNDALOS DA PETROBRÁS DEVERIAM TER SIDO INVESTIGADOS NO GOVERNO FHC. 

LOC: BASE ALIADA ALEGA QUE CITAÇÕES DE DELATORES NO PROCESSO EMBASARAM A AFIRMAÇÃO DA PRESIDENTE. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC (Repórter): A oposição reagiu às declarações dadas pela presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira no Palácio do Planalto. Ela afirmou que os escândalos de corrupção na Petrobrás não teriam se propagado se a estatal tivesse sido investigada na década de 90, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. 

(Dilma): “Se em 96, 97, tivessem investigado, e tivessem, naquele momento, punido nós não teríamos o caso desse funcionário da Petrobrás que ficou durante quase 20 anos praticando atos de corrupção.” 

(Repórter) Para o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, da Paraíba, a afirmação é uma tentativa de transferir responsabilidades. 

(CASSIO): “As delações mostram claramente que a estrutura criminosa com a participação do PT, de partidos da base aliada, começou no governo do presidente Lula e teve continuidade até a presente data. Então, ela tenta de todas as formas se eximir de responsabilidade porque percebeu que com as delações premiadas a ‘casa caiu’ e o Palácio está prestes a ruir.” 

(Repórter) A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, defendeu que a afirmação da presidente foi baseada em depoimentos de delatores da operação Lava Jato. A senadora acredita que se há informações de que o esquema de corrupção na Petrobrás teve início na década de 90, as investigações também devem incluir este período. 

(GLEISI): “Essa investigação deveria apurar também os anos 90, porque aí você tem condições de realmente extirpar este processo. Não estou falando que isso vai atingir ou não vai atingir o governo de fulano ou sicrano. É uma situação na empresa que tem que ser apurada desde quando iniciou. E pelo que nós estamos vendo, pela fala de um dos delatores, iniciou na década de 90.” 

(Repórter) Senadores da oposição coletam assinaturas para propor uma nova comissão parlamentar mista de inquérito para investigar a Petrobrás. Na Câmara, uma CPI será instalada no próximo dia 26.
20/02/2015, 04h37 - ATUALIZADO EM 20/02/2015, 04h37
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00