Setor de telefonia liderou ranking de reclamações em 2014 — Rádio Senado

Setor de telefonia liderou ranking de reclamações em 2014

LOC: O SETOR DE TELEFONIA LIDEROU O RANKING DE RECLAMAÇÕES EM 2014.  

LOC: DE ACORDO COM DADOS DIVULGADOS PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, FORAM MAIS DE QUATROCENTOS E CINQUENTA MIL REGISTROS DE PROBLEMAS COM AS EMPRESAS DE TELEFONIA CELULAR E FIXA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: Em 2014, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, registrou quase dois milhões e quinhentas mil reclamações nos Procons de todo o país. Desse total, 457.928 foram em relação aos serviços de telefonia, 9,8 % das queixas eram sobre telefonia fixa e 9,5% sobre telefonia móvel. A maioria é em relação à ausência de sinal, cobranças abusivas e baixa velocidade dos serviços de internet banda larga. O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, explicou que o problema afeta a maioria dos estados brasileiros. 

(Amorim) Se você paga, você tem que receber e tem que receber na qualidade que pagou. Lamentavelmente a gente não tem assistido isso não e temos sido vítimas. Todos nós. Até nós aqui no Congresso e no Senado. Imagine aqueles que estão nos cantos mais distantes desse país. 

(Repórter) Em audiência pública no Senado para debater os problemas do setor, no ano passado, as operadoras de telefonia argumentaram que a falta de antenas é a principal culpada pelas falhas nos serviços. Eduardo Amorim discordou da justificativa e defendeu que o Congresso deve cobrar melhorias por parte das teles. 

(Amorim) Essa desculpa não me convenceu. Estou vendo é preciso de novo, esse ano, o Congresso Nacional se possível o Senado, um ano depois convidar 'os donos de telefonia' para perguntar: E ai o que é que falta agora? Por que o povo brasileiro paga tão caro e tem um serviço tão ruim? O Governo tem que fazer isso. As agências reguladoras tem fazer isso.Tem que cobrar.

(Repórter) Os problemas com bancos comerciais e operadoras de cartão de crédito ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking de reclamações.
10/02/2015, 04h23 - ATUALIZADO EM 10/02/2015, 04h23
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