Líderes retomam negociações sobre o comando das comissões — Rádio Senado

Líderes retomam negociações sobre o comando das comissões

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS RETOMAM AS CONVERSAS PARA TRATAR DA DEFINIÇÃO DO COMANDO DAS COMISSÕES PERMANENTES.  

LOC: A OPOSIÇÃO ESPERA QUE SEJA RESPEITADO O CRITÉRIO DA PROPORCIONALIDADE PARTIDÁRIA NA DIVISÃO DOS CARGOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A oposição deve se reunir nesta segunda-feira para discutir a distribuição do comando das 12 comissões permanentes do Senado. O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, antecipou que os oposicionistas não descartam ampliar o bloco partidário. 

(Cássio Cunha Lima) Temos um bloco com o Democratas e podemos buscar, quem sabe, a ampliação de blocos. A tradição do bloco vem sendo exercida porque você aumenta a proporcionalidade. 

(Repórter) Três blocos partidários estão inscritos. O da oposição, formado pelo PSDB e DEM, é o maior com 16 senadores. O Democracia Participativa composto pelo PSB, PP e PPS tem 12 e o União e Força integrado pelo PR, PTB, PSC e PRB soma 9. O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, avalia que outros blocos poderão ser formados. 

(Romero Jucá) Deverão ser formados os blocos partidários. A partir daí, vem o Carnaval e nós vamos iremos eleger os presidentes e membros das comissões.  

(Repórter) O senador Delcídio do Amaral de Mato Grosso do Sul não avalia que a disputa pela Mesa Diretora contamine a distribuição das presidências das Comissões. 

(Delcídio do Amaral) Todos nós aqui temos a intenção de retomar esse diálogo e olhar a questão das comissões para procurar compensar essa divisão que ocorreu na eleição da Mesa, porque nós vamos ter muito trabalho esse ano e não dá para trabalhar com um Senado dividido. 

(Repórter) O presidente do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, espera que o critério do tamanho dos partidos seja respeitado nas indicações para as comissões. 

(José Agripino) Os próprios líderes dos partidos já sinalizaram para um encontro a curto prazo para discutirmos entre nós a composição mediante o claro e, anunciado por eles próprios,  critério da proporcionalidade. 

(Repórter) A definição dos partidos que vão comandar as comissões deve sair ainda nesta semana. 
09/02/2015, 00h45 - ATUALIZADO EM 09/02/2015, 00h45
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00