Senadores fazem a repercussão da escolha de Bendine para a Petrobras — Rádio Senado

Senadores fazem a repercussão da escolha de Bendine para a Petrobras

LOC: OPOSIÇÃO COBRA GESTÃO TÉCNICA E FIM DO APARELHAMENTO NA PETROBRAS. JÁ O LÍDER GOVERNISTA APOSTA EM SANEAMENTO DA EMPRESA. 

LOC: O REPÓRTER NILO BAIRROS FOI SABER O QUE PENSAM OS SENADORES SOBRE A ESCOLHA DO NOME QUE VAI PRESIDIR A PETROBRAS, DECISÃO TOMADA NESSA SEXTA-FEIRA.  

(Repórter) O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, de 51 anos, é funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde ocupava a Presidência desde 2009. Ele vai substituir Graça Foster, que pediu demissão nessa semana junto com cinco de seus diretores, em meio ao escândalo de corrupção envolvendo a empresa, ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos. Entre as tarefas urgentes de Aldemir Bendine está a de regularizar o balanço do terceiro trimestre de 2014. As contas, que mostram redução de 48% de lucro operacional em comparação ao segundo trimestre, foram publicadas sem identificar o montante do prejuízo decorrente dos desvios na empresa. Para o senador Antonio Anastasia, do PSDB mineiro, os fatos mostram que a gestão da Petrobras carece de metodologia e meritocracia. Ele espera que esse rumo seja mudado com a nova direção: 

(Antonio Anastasia) Com a indicação, esperamos que a Petrobras tenha condições de ser saneada, do ponto de vista dos problemas que lá ocorreram, que lá ocorrem, e que possa devolver ao Brasil a grande honra de ter uma empresa como a Petrobras, que é um patrimônio de todos os brasileiros. 

(Repórter) Já o líder do PT no Senado, Humberto Costa, de Pernambuco, aposta que a experiência em gestão e saneamento já demonstrada por Aldemir Bendine no Banco do Brasil vai fazer diferença agora na Petrobras: 

(Humberto Costa) Uma trajetória de bom técnico, alguém que tem penetração no mercado, alguém que no banco do Brasil teve um trabalho de saneamento financeiro do banco. E acho que com sua ida a Petrobras começa a resgatar sua credibilidade e também enfrentar esse momento, quando há um questionamento quanto à capacidade gerencial da empresa. 

(Repórter) Além de Aldemir Bendine, o Conselho de Administração da Petrobras escolheu Ivan Monteiro, também egresso do Banco do Brasil, para a diretoria de Finanças da estatal. Ainda foram indicados quatro diretores interinos para áreas operacionais da empresa.
06/02/2015, 06h12 - ATUALIZADO EM 06/02/2015, 06h12
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00