Requerimento de criação de nova CPI deve ser entregue na próxima semana — Rádio Senado

Requerimento de criação de nova CPI deve ser entregue na próxima semana

LOC: OS LÍDERES DA OPOSIÇÃO NO SENADO ACREDITAM QUE NA PRÓXIMA SEMANA ENTREGARÃO O REQUERIMENTO DE INSTALAÇÃO DE UMA COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR A PETROBRÁS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, acredita que antes do carnaval já tenha colhido as assinaturas que faltam para completar as 27 necessárias para pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar a Petrobrás.  

(Cássio Cunha Lima) ”Nós estamos com 19 assinatura. Das 19 já assinadas faltam ainda as assinaturas do senador Álvaro, do senador Ricardo Ferraço, o que totalizaria portanto 21 assinaturas. Contando com 6 do PSB, que muito provavelmente assinarão, já são 27. Portanto já atingiríamos o número regimental. Acredito firmemente que o senador Randolfe Rodrigues assinará também e estamos buscando mais 4 outras assinaturas”  

(Repórter) Embora as últimas ações da Polícia Federal tenham acirrado os ânimos entre os parlamentares da Oposição, as lideranças do governo consideram desnecessária a abertura de uma nova CPMI da Petrobrás, como declarou o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco:  

(Humberto Costa) Essa questão de CPI nós temos de analisar inclusive o resultado das CPIs que foram feitas. Nenhuma das duas CPIs, nem a mista nem a do Senado, conseguiram trazer qualquer fato que já não estivesse sendo investigado e desvendado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.  

(Repórter) Para que uma CMPI seja instalada, são necessários o apoio de 27 senadores e 171 deputados. De acordo com o regimento do Congresso, após o requerimento ser lido no plenário sua instalação é automática. As lideranças partidárias indicarão seus representantes, que elegerão o presidente e o relator. As CPIs têm 120 dias de prazo de investigação, mas o prazo pode ser prorrogado dentro de uma mesma legislatura.
06/02/2015, 03h37 - ATUALIZADO EM 06/02/2015, 03h37
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00